Hemoba em Feira incentiva doação de sangue para manter estoques no período junino

Hemoba em Feira incentiva doação de sangue para manter estoques no período junino

Neste período do ano, em que acontecem os festejos juninos, o número de doações cai.

Foto: Mário Seppulveda/ FE

Em virtude da alta demanda por bolsas de sangue durante os festejos juninos, a unidade da Fundação Hemoba, em Feira de Santana, convida toda a população feirense a exercer a solidariedade através da doação.

Segundo a enfermeira da Hemoba em Feira, Ana Verena Argolo, neste período do ano, em que acontecem os festejos juninos em diversas cidades da Bahia, o número de doações cai consideravelmente, ao mesmo tempo em que cresce a procura pelas unidades de saúde que atendem Feira e cidades circunvizinhas.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

"O ideal é que o estoque tenha em torno de 50 a 60 bolsas diariamente. Se cada um de nós cidadãos doássemos pelo menos duas vezes no ano, não precisaríamos de campanhas emergenciais", enfatizou a profissional de saúde.

Por conta dessa diminuição nos estoques, a Hemoba lançou em toda a Bahia a campanha "É São João na veia. Arraste o pé pra Hemoba". O objetivo é abastecer os estoques na capital do estado e em todas as cidades do interior.

Durante o período junino é maior o número de acidentes nas rodovias que cortam o estado, além do alto índice de queimaduras por fogos de artifícios. Outro fato que causa preocupação é o aumento das infecções respiratórias em decorrência das alterações climáticas, como chuvas e frio mais intenso em algumas regiões.

Critérios para doação

Conforme Ana Verena Argolo, para doar sangue, os voluntários devem estar em boas condições de saúde, dentre outros critérios elencados por ela.

"O candidato à doação precisa estar em boas condições de saúde e partir dos 16 anos já pode doar, sendo que até os 17 ele precisa estar acompanhado do responsável legal. Ter peso acima de 50 kg, estar bem alimentado, evitar comidas gordurosas, ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, e muito importante é portar um documento oficial com foto", citou.

Ela ressaltou que após o período da pandemia, a população ganhou mais confiança e voltou a procurar o serviço.

"Temos visto várias instituições, universidades, escolas, fazendo grupos para virem doar. Então, eu peço a todos que se sensibilizem conosco, porque atendemos a várias unidades em Feira e cidades circunvizinhas, então pedimos que a população compareça e faça esse ato de solidariedade. Estamos funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, e aos sábados das 7h30 às 12h30", solicitou.

A unidade da Hemoba em Feira está localizada no cruzamento das Avenidas Presidente Dutra e Maria Quitéria, ao lado do Núcleo Regional de Educação (NRE). O telefone para contato é o (75) 3614-1556. Os atendimentos funcionam com hora marcada ou por demanda espontânea. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/