Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais participam do combate ao câncer de mama

Saúde e Bem EstarBahia

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais participam do combate ao câncer de mama

A prática de ginástica, caminhada e exercícios físicos está entre recomendações 

Crédito: iStock

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª. Região – Bahia (Crefito-7) participa das atividades programadas por instituições voltadas para a saúde no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, quinta-feira (19).

A presença do Crefito-7 está relacionada ao uso dos meios de comunicação a fim de mobilizar todos os recursos com o objetivo de divulgar como prevenir a enfermidade ou orientar os pacientes em tratamento ou convalescença.

O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional podem ajudar decisivamente no estímulo aos hábitos de vida tidos como saudáveis, a fim de impedir o desenvolvimento desta e de outras doenças.

A dieta balanceada, destacando-se alimentos como frutas, legumes e verduras, é uma das boas dicas, como também não consumir "ultraprocessados": gêneros exageradamente produzidos com misturas artificiais de indústrias.

A prática de ginástica, caminhada e exercícios físicos também está entre as recomendações dos profissionais reunidos no Crefito-7, tendo como pressuposto a maior proteção do organismo acostumado a movimentar-se.

O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional podem também incentivar o controle das emoções, tendo como base os conhecimentos em viés multidisciplinar, devido aos efeitos imprevisíveis do estresse e da irritação excessiva.

O abuso de bebidas alcóolicas e o fumo como rotina devem ser descartados pelas mulheres, se querem uma vida longa e livrar-se dos inconvenientes e do risco do câncer de mama, o mais comum no sexo feminino.

Os profissionais reunidos no Crefito-7 integram equipes de variadas áreas da saúde, mantendo como sua missão o estudo dos sintomas de pacientes oncológicos, a fim de restaurar ou manter a integridade dos movimentos.

A proposta é não apenas ajudar a manter órgãos e sistemas em bom funcionamento, mas reduzir a possibilidade de distúrbios e sequelas provenientes da doença.

A mulher prevenida deve realizar o autoexame e a mamografia regularmente, além de prestar atenção com o calendário de cuidados com a reposição hormonal, banhos de sol matinais ou em finais de tarde e amamentação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 22 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/