Feira de Santana acumula nove casos de raiva detectados em morcegos
Vacina em cães e gatos segue intensificada
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou mais dois casos de raiva em morcegos. Os animais infectados não tiveram contato com pessoas e foram encontrados nos bairros Feira X e Santo Antônio dos Prazeres. No total, nove casos de raiva em morcegos foram confirmados este ano no município.
A raiva é uma doença viral transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, sendo potencialmente fatal tanto para seres humanos quanto para outros mamíferos. Diante desse recente aumento de casos em morcegos, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses (CCZ), está intensificando as ações de vigilância e prevenção.
Nesta semana, a equipe estará aplicando a vacina nos animais localizados nos bairros SIM, Corredor dos Araçás e Santo Antônio dos Prazeres (confira os locais no final da matéria).
A vacinação é anual e direcionada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Os donos dos pets devem levar os animais transportados de maneira segura. Gatos em caixas apropriadas, enquanto os cães devem estar em coleiras e correntes. Caso possua, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.
A SMS orienta que a população evite o contato com morcegos e outros animais silvestres. Caso um morcego morto seja encontrado, acione o CCZ pelo número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames, pois podem ser transmissores da raiva caso esteja infectado.
Confira os locais e horários da vacinação:
9/10
Condomínios no SIM
Equipes volante no Corredor dos Araçás
10/10
Equipes volante e posto de saúde do Santo Antônio dos Prazeres, das 9h às 14h
Condomínios no SIM
11/10
Condomínios no SIM
Equipes volante e Condomínio Verde Água no Santo Antônio dos Prazeres
13/10
Equipes volante no Feira X
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.