Exercícios e asma: delicada relação e cuidados essenciais

Saúde e Bem EstarSaúde respiratória

Exercícios e asma: delicada relação e cuidados essenciais

Desvendando mitos e dicas de especialista para quem busca atividades físicas com segurança

Crédito: Reprodução/X @yourkout

No universo dos cuidados com a saúde, a asma é uma condição que afeta mais de 20 milhões de brasileiros, causando inflamação nos brônquios e impactando a respiração. Diante desse cenário, surge a pergunta: existem exercícios físicos proibidos para quem convive com a asma? A Dra. Úrsula Neves explora essa questão crucial em um guia abrangente que desvenda mitos e oferece conselhos valiosos.

Atenção às demandas respiratórias

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a prática regular de exercícios é parte integrante do tratamento da asma. Contudo, a Dra. Úrsula questiona se existem exercícios físicos que podem ser desaconselhados, considerando o risco de desencadear crises asmáticas.

"Não existem exercícícios proibidos para pacientes asmáticos. No entanto, exercícios de maior impacto podem desencadear crises, dependendo do paciente. A medicação inalatória antes dos treinos é uma medida preventiva eficaz para evitar broncoespasmos e melhorar o desempenho no exercício", esclarece o médico pneumologista Guilherme das Posses Bridi.

Escolhas conscientes para evitar gatilhos

Enquanto qualquer atividade física é bem-vinda, a Dra. Úrsula destaca a importância de escolher atividades com cuidado, especialmente para evitar alérgenos que possam desencadear crises de asma. Exemplos incluem a natação em piscinas salinizadas para evitar o cloro irritante e cuidados específicos para praticantes de lutas e yoga.

"O cloro das piscinas pode ser um gatilho para crises asmáticas. Pacientes asmáticos devem evitar exposições a alérgenos, como ácaros em tatames. A escolha de ambientes ao ar livre e a atenção à limpeza são fundamentais", enfatiza o pneumologista.

Exercícios recomendados e benefícios

Apesar dos desafios, o especialista destaca que qualquer atividade física é benéfica para o controle da asma. Exercícios aeróbicos, treinos de endurance e fortalecimento muscular contribuem para a resistência, redução de sintomas e melhoria da função pulmonar.

"Os exercícios físicos são aliados no controle da asma. Independente da escolha do paciente, as atividades aumentam a resistência, prevenindo exacerbações e melhorando a qualidade de vida", conclui o Dr. Guilherme Bridi.

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Pedro em Segunda, 29 Janeiro 2024 09:09

dra Ursula esqueceu de comentar que água salinizada ainda tem cloro e as cloraminas. O ideal seria uma piscina com ozônio que vai tirar as cloraminas, pq cloro tem que ter de qualquer jeito

dra Ursula esqueceu de comentar que água salinizada ainda tem cloro e as cloraminas. O ideal seria uma piscina com ozônio que vai tirar as cloraminas, pq cloro tem que ter de qualquer jeito
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/