CMPC completa 21 anos, com quase meio milhão de atendimentos e perspectiva de ampliação

Saúde e Bem EstarEspecialidades

CMPC completa 21 anos, com quase meio milhão de atendimentos e perspectiva de ampliação

Desde que foi inaugurado em nova sede em 2014, o CMPC já realizou mais de 461.818 atendimentos entre exames e consultas.  

Foto: Mário Sepulveda/ FE

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CPMC) completa 21 anos nesta segunda-feira (7). Em comemoração à data, quando também é celebrado o Dia Mundial da Saúde, a unidade de saúde especializada realizou uma vasta programação voltada aos pacientes. Desde que foi inaugurado em nova sede em 2014, o CMPC já realizou mais de 461.818 atendimentos entre exames e consultas. Em 2024, a unidade realizou 62.093 atendimentos. Já neste ano, foram contabilizados 14.049 atendimentos.

A presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas, que administra a unidade, ressaltou que a unidade oferece diversos atendimentos médicos especializados, além de exames, e a entidade juntamente com a Secretaria de Saúde está realizando estudos a fim de ampliar ainda mais o atendimento que é prestado à população feirense. 

"Este equipamento trabalha com prevenção. Não trabalhamos com urgência e emergência. Aqui são ofertados serviços especializados com ginecologista, mastologista, urologista, biópsias de mama, próstata e colo do útero. E quando temos os mutirões, vários pacientes participam e retornam todos os anos pela credibilidade da unidade. E os casos que são detectados já são inseridos na rede de tratamento. No mês de março, por exemplo, foram quase 350 pacientes atendidos por dia nesta unidade", informou Gilbert Lucas.

Foto: Mário Sepulveda/ FE

Rastreio do câncer

O secretário de saúde do município, Rodrigo Matos, ressaltou que o CMPC é um importante equipamento também para o rastreamento do câncer. Em 2024, foram diagnosticados no local 335 novos casos de câncer, 28% a mais, em relação ao ano anterior. Entre os diagnósticos, destacam-se 91 casos de câncer de mama, 178 de câncer de próstata e 61 de câncer de útero.

"Nós temos um aumento dos indicadores de câncer, e a gente recebe que precisamos melhorar os diagnósticos e a terapêutica. Então está no nosso planejamento fazer esse estudo para vermos se será preciso, ampliar ou contratualizar com outras unidades. O governo federal tem um programa de ampliação dos diagnósticos. Se a gente investe nisso, conseguimos qualificar nossa assistência para os pacientes terem mais chances de cura."

O CMPC está localizado à Rua Barão do Rio Branco, número 621, no centro comercial. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Em caso de dúvidas os telefones são: 3602-7338 / 3602-7339 / 3602-7340. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 07 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/