Ação reforça estratégias educativas para crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo 1
Caravana do Cedeba reforça informações sobre cuidados e autocuidado
A Caravana do Setor Infanto Juvenil (SIJU) do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) está intensificando os esforços educativos para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 (DM1). Sob a liderança de enfermeiros experientes como Luzânia Oliveira Conceição Gomes, a iniciativa visa fortalecer o conhecimento coletivo sobre os cuidados necessários, aproveitando a dinâmica de aprendizagem em grupo.
Além do atendimento individualizado, onde a equipe multidisciplinar realiza triagens e consultas, a Caravana enfatiza aspectos cruciais do autocuidado. Enfermeiros orientam sobre a prevenção e tratamento de complicações, como hiper e hipoglicemia, e a correta administração da insulina para evitar lipodistrofia.
Com o diabetes sendo a principal condição atendida no SIJU, representando cerca de 70% dos casos, a Caravana se destaca como uma iniciativa crucial da Coordenação de Educação em Diabetes (CODAR) e Coordenação multiprofissional (COMULT). Ao focar em temas específicos, como resistir a eventos açucarados, o evento amplia o conhecimento dos participantes e promove habilidades práticas para lidar com situações do dia a dia.
A abordagem educativa inclui não apenas aspectos clínicos, mas também orientações nutricionais fornecidas por profissionais como Luciane Pontes. A interação entre os participantes, a troca de experiências e o acesso a informações sobre escolhas alimentares equilibradas são enfatizados como ferramentas essenciais para promover a liberdade e autonomia nas decisões alimentares dos jovens com diabetes.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.