TSE define multa para Lollapalooza após artistas falarem de Lula em shows

PolíticaBrasil

TSE define multa para Lollapalooza após artistas falarem de Lula em shows

Tribunal classificou episódios como propaganda eleitoral antecipada

Crédito: Reprodução/Multishow

O Tribunal Superior Eleitoral acatou o pedido do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e definiu multa de R$ 50 mil para propaganda eleitoral no festival Lollapalooza. O evento acontece em São Paulo até este domingo (27).

Assim, ao longo do evento, alguns artistas fizeram manifestações políticas, como a cantora Pabllo, que exibiu uma bandeira com o ex-presidente Lula, a cantora Marina, que também se manifestou a favor do petista.

Na decisão, o ministro Raul Araújo, relator do processo, ressalta que a Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, "a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". No entanto, os artistas mencionados no processo "fazem clara propaganda eleitoral em benefício de possível candidato ao cargo de Presidente da República".

Dessa forma, segundo o partido, houve crime de propaganda eleitoral antecipada durante dos shows de Pabllo Vitar e Marina, que declararam apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a Lei Eleitoral, as campanhas começam oficialmente em 15 de agosto.

"Os artistas e cantores referidos que se apresentaram no evento musical em testilha, além de destilar comentários elogiosos ao possível candidato, pediram expressamente que a plateia presente exercesse o sufrágio em seu nome, vocalizando palavras de apoio e empunhando bandeira e adereço em referência ao pré-candidato de sua preferência", diz o ministro no documento.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 22 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/