Representante dos militares em comissão do TSE, general se cala em reunião sobre urnas

PolíticaEleições 2022

Representante dos militares em comissão do TSE, general se cala em reunião sobre urnas

Para um dos ministros do TSE, o general Heber Portella recebeu 'missão' de 'criar factoides'

Chefe do Comando de Defesa Cibernética do Exército, o general Heber Portella, que foi escolhido para representar as Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições (CTE), se calou durante reunião técnica realizada na tarde desta segunda-feira (20).

A informação foi relatada à coluna de Malu Gaspar por três fontes que participaram da videoconferência organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a publicação, durante as cerca de duas horas do encontro, Portela permaneceu em silêncio e com a câmera desativada.

Na reunião, um técnico do tribunal contou como é feito o cálculo de amostra do teste de integridade das urnas e também explicou aos participantes as respostas enviadas pelo TSE após lista de questionamentos das Forças Armadas.

Criada em setembro de 2021, a comissão tem como objetivo dar mais transparência ao processo eleitoral. Segundo a coluna, no entanto, o grupo acabou se tornando "epicentro" da crise entre o TSE e o Palácio do Planalto, junto com os militares.

A comissão é formada também por parlamentares, integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, além de especialistas do meio acadêmico e da sociedade civil.

À coluna, um ministro do TSE afirmou que o general Heber Portella , que escolhido pelo ex-ministro da defesa Braga Netto para integrar o grupo , recebeu a missão de "criar factoides" para justificar o "caos eleitoral".

Tal leitura tem base no comportamento do militar na comissão. Ao longo dos últimos meses ele enviou ao TSE 88 perguntas sobre o processo de votação. Ainda que tenham sido devidamente respondidos, tais questionamentos são usados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para atacar a Justiça Eleitoral. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 16 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/