PGE-BA celebrou 59 anos de atuação, defendendo a Bahia com excelência e compromisso

PolíticaComemoração

PGE-BA celebrou 59 anos de atuação, defendendo a Bahia com excelência e compromisso

O ato solene foi encerrado com uma apresentação especial do Coral da PGE-BA.

Foto: DIvulgação

Foi celebrado hoje, 04 de abril, os 59 anos da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) com uma solenidade comemorativa no Auditório Paulo Spínola. O evento contou com apresentações culturais, palestra e a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito a personalidades que contribuíram significativamente para a missão institucional do órgão.

A programação teve início com a apresentação do Quarteto de Violões do Núcleo de Prática Musical de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA, seguida da mesa solene composta pelas presenças da Procuradora Geral do Estado da Bahia Bárbara Camardelli, da Procuradora Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, Patrícia Saback, da Procuradora do Estado aposentada, Maria Angélica Rodrigues, da Vice-presidente da Associação dos Analistas e Assistentes de Procuradoria, Camila Carvalho Ribeiro, do Presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Bahia – APEB, Téssio Rauff, do Desembargador do TJBA, Lidivaldo Britto, da Defensora Pública Geral da Bahia, Camila Angélica Canário de Sá Teixeira, da Promotora de Justiça e Assessora Especial do Ministério Público do Estado da Bahia, Patrícia Peixoto Mattos, que representou o Procurador Geral de Justiça, Pedro Maia.

Na sequência, o jurista Paulo Modesto ministrou a palestra "Repensar a Organização Administrativa do Estado - O Papel da Advocacia Pública", trazendo reflexões sobre o papel estratégico da PGE-BA na estrutura estatal. O Promotor Público destacou sua admiração pela PGE, ressaltando que esse sentimento não se limita às pessoas que a compõem, mas se estende à seriedade da instituição como um todo. "É uma casa que valoriza a cultura, a biblioteca, a pesquisa. É digno de nota que a PGE tenha alcançado o nível de excelência em que se encontra. Isso não é por acaso, é fruto de investimento, esforço e dedicação de seus membros e servidores", afirmou Modesto durante sua exposição.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Durante a solenidade, a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli, destacou a importância da PGE-BA na construção de um Estado mais eficiente e comprometido com a legalidade e a justiça social. "Celebrar 59 anos de história é reafirmar o compromisso da advocacia pública com a defesa dos interesses do Estado e da sociedade. Nosso trabalho é pautado pela excelência, pela ética e pelo fortalecimento das instituições democráticas", afirmou. Ressaltou ainda o papel essencial do corpo funcional da Procuradoria: "Nada disso seria possível sem a dedicação e competência dos nossos procuradores, servidores e todos os demais colaboradores, que diariamente garantem a segurança jurídica necessária para o desenvolvimento da Bahia."

Um dos momentos mais aguardados e emocionantes da cerimônia foi a entrega das Medalhas de Honra ao Mérito, que homenageou a Procuradora do Estado aposentada Cléia Costa Santos com a Medalha "Jê Acaiaba"; a Procuradora do Estado Renata Fabiana Santos Silva e o promotor Cristiano Chaves de Farias (in memoriam) com a Medalha "Fernando Santana Rocha"; e os Procuradores do Estado Jussara Maria Salgado Lobo, Silvio Avelino Pires Britto Júnior, Nilton Gonçalves de Almeida Filho e Antônio José da Silva Telles (in memoriam) com a Medalha "Evandro Dias Costa".

Luciana Pintos, servidora da Coordenação de Serviços Gerais, destacou: "Ser parte da PGE-BA é mais do que exercer uma função pública, é contribuir ativamente para a construção de um Estado mais justo e eficiente. É um orgulho fazer parte dessa trajetória de quase seis décadas e seguir trabalhando para fortalecer ainda mais nossa instituição."

O ato solene foi encerrado com uma apresentação especial do Coral da PGE-BA. A celebração reafirmou o compromisso da PGE-BA com a excelência na advocacia pública e a valorização dos profissionais que contribuem para a defesa dos interesses do Estado e da sociedade baiana.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 08 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/