Pesquisa aponta que 76,32% dos eleitores querem mudança na Prefeitura de Irará
Eleitores acreditam que a cidade precisa de um novo nome
Uma pesquisa conduzida pela Info+ Pesquisas de Opinião revelou um clamor da população de Irará por uma mudança significativa na administração da cidade.
Nesse contexto de desejo por renovação, a pesquisa mostra que um nome em particular tem se destacado. Nássara, um jovem de 35 anos, surge como favorito entre os possíveis candidatos que disputarão as eleições.
Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não receberam opções pré-determinadas, Nássara é a escolha de 32,71% dos cidadãos. Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são mencionados, ele mantém sua posição de liderança com 45,49% das intenções de voto.
Outros nomes também aparecem na pesquisa. Derivaldo ocupa o segundo lugar com 21,24%, na espontânea, e, 31,77%, na estimulada. Já Juscelino aparece em terceiro lugar com 2,63%, na espontânea e 5,08%, na estimulada.
Entretanto, outra novidade apontada pela pesquisa é o nome que aparece em quarto lugar: Glaubert. Peça nova no tabuleiro político da cidade, ele foi o preferido para 0,94% dos entrevistados na espontânea e 2,82% na estimulada.
Rejeição
Outro ponto avaliado na pesquisa foi o índice de rejeição. Os nomes Juscelino e Derivaldo foram os mais rejeitados. Ao responder à pergunta: "se as eleições fossem hoje, dentre as opções abaixo, em quem você NÃO votaria de jeito nenhum?", 40,98% disseram o nome de Juscelino. Derivaldo aparece como o segundo mais rejeitado com 36,09%; Glaubert com 18,42% e Nássara aparece com 4,51%.
Os números revelam que à medida que as eleições de 2024 se aproximam, fica claro que a dinâmica política em Irará está se transformando, já que há, praticamente, 20 anos, existe uma alternância na administração municipal entre Derivaldo e Jucelino.
O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%. Já a margem de erro é de 5% percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro e ouviu 532 eleitores tanto na zona urbana quanto na rural.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.