Nos Emirados Árabes, Jerônimo Rodrigues tem primeiro dia de agenda no país
Governador visitou plantação de tâmaras que poderão ser produzidas na Bahia
Em seu primeiro compromisso nos Emirados Árabes Unidos, o governador Jerônimo Rodrigues esteve, nesta quinta-feira (30), em uma fazenda de tâmaras do maior exportador mundial da fruta, na região de Abu Dhabi. O objetivo da visita foi conhecer de perto uma unidade produtora para verificar a viabilidade da produção em larga escala na Bahia.
A tâmara é uma fruta muito consumida no Oriente Médio, rica em fibras e com sabor doce. Ela é colhida de uma palmeira originária do norte da África, que chega a 35 metros e mais de 100 anos de produção.
"A tamareira se desenvolve muito bem no clima quente e seco, similar ao do nosso semiárido, e a tâmara é uma fruta que tem mercado no mundo inteiro, principalmente no Oriente Médio. Nós estamos levando essa possibilidade para ser mais uma alternativa de geração de renda para a agricultura baiana", explicou Jerônimo.
Devido à diferença geográfica, o auge da produção na Bahia acontecerá justamente quando há baixa produtividade no Oriente Médio. Isso possibilita aos possíveis produtores baianos exportar as tâmaras para o maior mercado consumidor do mundo, num período de escassez do fruto.
As tratativas para a introdução das tamareiras na Bahia já começaram e 50 mudas estão sendo enviadas ao estado para uma primeira experiência. Elas passarão por análise junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Brasileira (Embrapa) e à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri).
Aviação
Ainda em Abu Dhabi, o governador e a comitiva baiana foram ao novo centro de treinamento da empresa de aviação comercial dos Emirados, Etihad. O Governo da Bahia negocia a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e Abu Dhabi, como uma forma de estimular e fortalecer a atividade turística com a abertura do turismo baiano ao mercado árabe.
"Essa é uma diretriz de nossa política de turismo, atrair novos voos nacionais e internacionais, criando opções para que o turista saia de seu lugar de origem e vá direto curtir as belezas naturais e culturais de nosso estado, sem precisar de conexões e gastando menos tempo", disse o governador.
A partir de sexta-feira (1), Jerônimo inicia sua participação na COP28, 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU). Ao lado do presidente Lula e do ministro Rui Costa, ele irá à abertura do evento, em Dubai. Ao longo de três dias, Jerônimo Rodrigues irá apresentar detalhes do programa Bahia+Verde, que integra uma série de ações de preservação e sustentabilidade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.