Ministra do TSE suspende direitos de resposta de Lula em 164 inserções

PolíticaEleições 2022

Ministra do TSE suspende direitos de resposta de Lula em 164 inserções

Magistrada decretou 'eficácia suspensiva até respectiva análise colegiada' 

Crédito: Divulgação

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu na noite desta quinta-feira, 20, 164 inserções concedidas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como direito de resposta aos ataques feitos por seu adversário Jair Bolsonaro (PL).

No dia anterior, o TSE havia concedido 184 inserções ao candidato do PT pela divulgação de fatos "sabidamente inverídicos por descontextualização" durante as propagandas eleitorais de seu rival na corrida ao Palácio do Planalto.

A campanha do atual chefe do Executivo brasileiro recorreu das decisões e enviou "embargos de declaração" à instância jurídica que, através de sua relatora, considerou o procedimento "incompatível com a celeridade inerente aos processos de direito de resposta".

"Nesse contexto, recebo os presentes embargos declaratórios como recurso inominado (art. 58, § 5º da Lei nº 9.504/97) e a ele atribuo, excepcionalmente, eficácia suspensiva, até respectiva análise colegiada", justificou a ministra.

Entre os dias 20 e 28 de outubro, cada candidato teria direito a 225 inserções. Com a decisão de quarta, Lula teria 340 comerciais a mais que seu o oponente na reta final da campanha, mas acabou perdendo 164 deles.

A campanha de Bolsonaro tem, a partir de agora, 24 horas para complementar o recurso e os advogados do petista têm o mesmo prazo para serem ouvidos.

Com informações da A Tarde Online.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 22 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/