Lula tem 40% das intenções de voto e Bolsonaro 35%, diz pesquisa
Pesquisa PoderData foi divulgada na terça, 12
Em pesquisa divulgada pelo Poder 360, a diferença nas intenções de votos para a Presidência entre os dois primeiros colocados caiu para 5 pontos percentuais. O pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 40 pontos enquanto Jair Bolsonaro (PL), registrou 35 pontos. Esta é a menor diferença em 2022 entre os dois na série de pesquisas denominada "Poder Data" sobre a corrida presidencial deste ano.
A pesquisa nesta edição retirou o nome do ex-juiz Sério Moro da lista de pré-candidatos, visto que ele, ao trocar o Podemos pelo União Brasil também desistiu de concorrer ao Executivo federal. Com isso, Bolsonaro subiu 3% em relação à pesquisa anterior, realizada há 15 dias, e Lula diminuiu em 1%. As duas variações foram na margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os demais pré-candidatos, da chamada "3ª via" seguem com menos de dois dígitos cada nas intenções de voto. Neste cenário, Ciro Gomes (PDT) pontua 5%. Logo atrás, empatados na margem de erro de 2 pontos percentuais, estão João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3% cada 1, e Simone Tebet (MDB), com 2%.
Os dados foram coletados de 10 a 12 de abril de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-00368/2022.
Estratificação
Ainda de acordo com o "Poder Data", Lula segue liderando no Nordeste com 50%, contra 32% do atual presidente. Bolsonaro lidera no Centro-oeste, com 43%, e o petista tem 29%. O atual chefe do Executivo brasileiro também lidera no Norte, com 44%, enquanto o ex-presidente tem 33%. No Sudeste e no Sul, o petista tem 37% e o presidente, 34%.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.