Arthur Lira diz que Jair Bolsonaro deveria ter sido carinhoso com Tarcísio de Freitas

PolíticaSaiba mais

Arthur Lira diz que Jair Bolsonaro deveria ter sido carinhoso com Tarcísio de Freitas

Governador de SP foi hostilizado por parlamentares ao defender a aprovação da reforma tributária

Crédito: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou que irá "contornar a situação" com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após desentendimento público entre os dois.

Em entrevista à GloboNews na tarde desta sexta-feira (7), Lira afirmou que disse a Bolsonaro, em ligação telefônica, que ele deveria ter tido um "trato mais carinhoso" com Tarcísio, seu ex-ministro e cotado como herdeiro político do ex-chefe do Executivo.

"Falei com o presidente Bolsonaro que, na realidade, o que houve ali merecia um carinho, um trato mais carinhoso, mais atencioso com amigos. O presidente entendeu, disse que estava tudo bem e que iria contornar a situação", afirmou Lira.

Em reunião da bancada do PL na quinta-feira (6), Tarcísio foi hostilizado por parlamentares ao defender a aprovação da reforma tributária na Câmara. Na ocasião, Bolsonaro chegou a interromper Tarcísio, quando ele defendia a participação da direita na reforma.

Na entrevista desta sexta, Lira afirmou ainda que Tarcísio "não mereceu o que foi feito", que o episódio "não representa o sentimento da política" e que a atitude dos parlamentares "merceia uma reprimenda por parte da direção do PL"

"O governador Tarcísio é um quadro nacional que merece ser preservado nesses ambientes", seguiu o presidente da Câmara.

A atuação de Tarcísio na aprovação da reforma tributária foi elogiada por Lira e líderes partidários nesta semana –e provocou um racha na direita e entre apoiadores de Bolsonaro.
A aprovação da reforma, por 382 votos a favor na primeira etapa de votação e 375 na segunda, representou a primeira grande derrota de Bolsonaro como líder da oposição.

Mais cedo nesta sexta, em entrevista à CNN Brasil, Lira também elogiou a atuação de Tarcísio e disse que ela "merece ser muito ressaltada". Ao ser questionado se essas seriam qualidades de um possível candidato à Presidência, o parlamentar disse que "ainda é cedo" para tratar de sucessão presidencial.

Lira também evitou comentar a disputa entre o governador e o ex-presidente. "Não cabe a mim ou a nenhum outro político de outro partido questionar a posição de um membro de um partido político, quanto mais um ex-presidente da República", disse.

Ele também voltou a afirmar que a reforma tributária não é de um governo ou partido, mas sim do Estado, e disse que transmitiu essa mensagem a Bolsonaro.

"Única coisa que eu disse sobre isso ao presidente Bolsonaro, sem nenhum tipo de sentimento pejorativo, foi em afirmar que a reforma era do Congresso Nacional, nasceu no Congresso Nacional e pertence ao povo brasileiro. A partir daí, cada um faz o seu posicionamento político", disse.

Pela manhã, ao chegar à Câmara, Lira já havia comentado sobre a ligação com Bolsonaro à imprensa e disse que tinha elogiado Tarcísio na conversa.

"Fiz a ele uma observação de que o governador Tarcísio foi muito correto com o tratamento da PEC [da Reforma Tributária] e que é um amigo que precisa ser, acima de tudo, preservado", relatou o presidente da Câmara.

"Eu liguei para ele [Bolsonaro], colocando justamente, sem fazer nenhum juízo de valor, nem pedindo posicionamento, que essa reforma nasceu no governo dele, foi tocada dentro do Congresso Nacional e que ela era do Brasil, mas nada do que isso, conversamos rapidamente", disse.

Na discussão da reforma, o ex-mandatário rechaçou inteiramente o texto e defendeu, ao menos, o adiamento para ampliar as discussões. Bolsonaro elegeu, ainda, a pauta como prioritária no embate político com o governo Lula (PT). Soltou duas notas públicas contra o texto, reuniu parlamentares e batalhou para que o partido se posicionasse contra o texto. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/