Hospital da Mulher recebe homenagem da Câmara de Vereadores pelos 33 anos
O certificado em moção de reconhecimento aos profissionais da unidade hospitalar foi recebido por Gilberte Lucas
Reconhecido pelo trabalho e desempenho de seus profissionais na assistência às gestantes de Feira e região, prestando serviços de saúde para 88 municípios do estado da Bahia, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, recebeu nesta segunda-feira, 31 de março, uma honrosa homenagem pelos 33 anos de serviços prestados à população de Feira e região. A condecoração, através de certificado, foi entregue pela Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Ismael Bastos, autor da proposição, e pelo presidente da casa legislativa, Marcos Lima.
O autor do projeto disse que esse é um dia especial, pois sendo o último dia de março, que representa o mês da mulher, a Casa Legislativa aproveita para honrar todas as mulheres feirenses, a mulher baiana e a mulher nordestina."É com esse reconhecimento aos profissionais de saúde do Hospital da Mulher que fazemos essa homenagem, porque no momento mais sublime da vida, que é dar à luz a um bebê, elas encontram no Hospital da Mulher o acolhimento necessário para dar vida a outra vida", salientou Ismael Bastos.
O vereador ressaltou que, em 2023, o hospital atendeu mais de 50 mil gestantes, com mais de 7 mil partos. "São números que surpreendem. São vidas transformadas e, através da Fundação Hospitalar, a assistência é contínua através do atendimento ambulatorial, com mais de 25 mil atendimentos por mês, o que demonstra que o Hospital da Mulher não para", disse o edil.
Ismael encerrou seu discurso lembrando que essa homenagem aos 33 anos de implantação do HIPS também é uma homenagem para todos os funcionários que fazem esse hospital acontecer. "Gente que trabalha com o coração. Gente que vê nascer vidas todos os dias, e ainda assim não perde a emoção", finalizou o autor do projeto aprovado em plenário, que resultou no reconhecimento.
O certificado em moção de reconhecimento aos profissionais da unidade hospitalar foi recebido por Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia municipal que administra o Hospital da Mulher.
"Expresso aqui o meu muito obrigada pela homenagem. Graças ao empenho, dedicação e eficiência dos funcionários do Hospital da Mulher, que, em seus plantões, estão garantindo a qualidade nos cuidados e procedimentos necessários em situações de urgência e emergência. Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, farmácia, administrativo e as equipes de limpeza são exemplos de competência e responsabilidade. Todas as nossas equipes se unem por um objetivo: prestar a melhor assistência aos nossos pacientes", justificou Gilberte Lucas.
A mensagem expressada na homenagem faz referência a todos os profissionais da unidade hospitalar, assinada pelo presidente da Câmara de Feira de Santana, Marcus Lima, e pelo autor do requerimento, Ismael Bastos, que entregou nas mãos de alguns funcionários do HIPS o certificado, flores e brindes.
A mesa diretora da sessão solene foi composta pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Marcus Lima; o autor da proposição, vereador Ismael Bastos; o secretário de Saúde do município, Rodrigo Matos, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas; Karine Ramos, diretora-geral do HIPS; e Juliana Rigaud, coordenadora de enfermagem.
A coordenadora de enfermagem do HIPS, Juliana Rigaud, apresentou algumas ações importantes implantadas pela Fundação Hospitalar nos últimos anos, com ampliações na estrutura do complexo materno-infantil do HIPS, e falou da aquisição de novos equipamentos que colocam o Hospital da Mulher em um patamar de excelência na assistência às gestantes. A coordenadora destacou a implantação de novos equipamentos, como a casa de parto natural, o ambulatório de saúde da mulher e a expansão de novas especialidades em pediatria, "destaque para o novo ambulatório de pediatria que será inaugurado brevemente", disse Rigaud.
Sobre a residência médica, que vem contribuindo para a formação de profissionais em obstetrícia no Hospital da Mulher, quem ressaltou a importância foi o médico Francisco Mota, que hoje coordena o setor.
"Falar da gestão de Gilberte Lucas não é difícil, porque ela ouve os anseios e necessidades do hospital e dos funcionários, o que repercute positivamente para a população. Essa é uma homenagem merecida, pela dedicação da gestão e empenho de todos os funcionários. O Hospital da Mulher hoje é primordial para a educação e formação de novos profissionais da saúde. Aqui, temos 50 preceptores e já especializamos em obstetrícia mais de 30 médicos, que seguem carreira na assistência hospitalar não só aqui, mas em outros estados. Outro momento primordial para a população foi a implantação do aparelho de Histeroscopia, um avanço para a assistência no Hospital da Mulher", disse o médico.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, finalizou as saudações de agradecimento pelas homenagens ao Hospital da Mulher.
"Esse é um momento de reflexão da importância do Hospital da Mulher, que presta a maior e melhor assistência hospitalar materno-infantil oferecida na Bahia. Aqui são oferecidos os serviços de saúde necessários para a população de toda a região, sendo reconhecido em todo o estado. E isso trará frutos com uma contrapartida financeira para o município, por ser esse um hospital que realiza o maior número de partos em todo o estado", afirma Rodrigo Matos.
O secretário ressaltou que a Fundação Hospitalar tem papel fundamental para os avanços na saúde do município.
"Posso assim dizer, Gilberte Lucas, que quando o prefeito José Ronaldo assumiu o compromisso de zerar a fila de exames em 100 dias, ele contou com a força e o apoio da Fundação Hospitalar para que, no tempo determinado, se cumpra e, com isso, possamos avançar ainda mais. Por isso, esse reconhecimento da Câmara de Vereadores, pelo trabalho e dedicação de todos os funcionários do Hospital da Mulher. Deus abençoe a todos", finalizou o secretário Rodrigo Matos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.