Flávio Dino defende ação da PF contra fake news sobre doação ao RS retida
Ministro pede apuração de fake news informando que Lula teria travado doações
De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu, nesta segunda-feira (11), a investigação aberta na Polícia Federal (PF) para apurar a autoria de uma fake news informando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria travado doações de alimentos em Lajeado, um dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pela passagem do ciclone extratropical.
O Metrópoles aponta que circula na internet um vídeo onde uma mulher, que se identifica como Samara, diz que foi até Lajeado trabalhar como voluntária e ajudar no recolhimento de doações, mas que os alimentos não estavam sendo liberados "porque tem que aguardar o presidente Lula". Ainda segundo Samara, Lula iria se promover "em cima das doações" nas redes sociais. Esse vídeo foi amplamente divulgado pela rede de bolsonaristas.
Em publicação no X (antigo Twitter), Dino ressaltou que "inventar fatos para atingir a honra de outrem não é crítica". Ainda segundo o Metrópoles, o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, reiterou a fala de Dino. "Dito e feito, mais do que correta a apuração. Chega de espalhar fake news", escreveu.
Inventar que o Presidente da República mandou reter entrega de ajuda a atingidos por enchente para “tirar foto” não é “CRÍTICA”. Inventar fatos para atingir honra de outrem também não é “CRÍTICA”.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) September 11, 2023
Por isso que a Polícia Federal deve apurar os casos. Não é faculdade, é dever…
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.