Evento debate desafios trazidos por notícias falsas e dados manipulados por IA

PolíticaFake News

Evento debate desafios trazidos por notícias falsas e dados manipulados por IA

Café da manhã foi promovido pela Assessoria de Comunicação do governo do estado.

Foto: Reginaldo Júnior

Feira de Santana Notícias 24h - Na manhã desta terça-feira (20), foi realizado um café da manhã com a imprensa, em um hotel de Feira de Santana, promovido pelo coordenador do Núcleo de Rádio da Secretaria Estadual de Comunicação Social da Bahia, Edmundo Filho.

O objetivo do evento foi aproximar a assessoria de comunicação do governo do estado dos profissionais de comunicação do município, e propôr um debate sobre os desafios e problemas enfrentados pelo órgão, frente ao avanço das Fake News e, mais recentemente, as Deep Fake.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"A imprensa cumpre um papel na democracia muito importante, que é lançar luz sobre problemas e soluções a partir do contato com a sociedade. E a assessoria de comunicação trabalha nessa direção, para aproximar mais o governo do profissional de comunicação, dos veículos, para entender as demandas, as dificuldades, os gargalos que dificultam, inclusive, o acesso à informação e aos serviços", afirmou.

Na visão de Edmundo Filho, as notícias falsas (Fake News) são o grande mal da sociedade atual.

"A difusão de mentiras sempre ocorreu, seja a chamada fofoca do passado, ou a mentira contada olho no olho, mas hoje com as redes sociais e os aplicativos de mensagens, isso toma uma dimensão numa velocidade muito maior, e faz com que o trabalho de desmentir um fato que não seja verdade, a chamada Fake News, é gigante, e muitas vezes a gente não consegue chegar a todos que foram atingidos por aquela notícia falsa, e o cidadão comum não tem esse filtro. Precisamos fortalecer a imprensa e os profissionais de comunicação, para demonstrar para sociedade que os veículos e os profissionais têm credibilidade e fazem uma comunicação com responsabilidade e ética. Esse é o grande desafio da atualidade, a pós-modernidade trouxe esse novo momento para a sociedade", ressaltou.

Outro desafio atual da sociedade pós-moderna são as Deep Fake, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para manipular vídeos, fotos ou áudios.

"A Deep Fake é a manipulação não só dos dados da informação, mas também da pessoa fonte, que pode ser apresentada em foto, vídeo, em voz, e as pessoas agora têm que checar se realmente aquela voz, aquela imagem, aquele vídeo é realmente daquela pessoa, se ela de fato falou aquilo, e se é a própria fonte que está falando, então é um desafio enorme. Precisamos entender, enquanto sociedade, como poderemos escapar das armadilhas do mundo moderno", enfatizou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 25 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/