Dom Zanoni Castro receberá maior comenda da Bahia dia 30 de junho
Religioso recebe Comenda 2 de Julho este mês
Líder religioso progressista, o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, inspira por suas ações humanitárias, que merecem reconhecimento e propagação. Com esse intuito, o deputado estadual Angelo Almeida propôs na Assembleia Legislativa da Bahia a concessão da Comenda 2 de Julho ao arcebispo. O projeto de resolução foi aprovado e a sessão para a entrega da honraria já tem data marcada: será dia 30 de junho, às 10 horas, no plenário da Casa.
Para Angelo, esta é uma forma simbólica de reconhecer a dedicação do arcebispo aos projetos sociais, valorização da cultura negra e luta pela manutenção dos princípios democráticos, colocando a Bahia em destaque no cenário nacional e mundial. "Dom Zanoni representa a luta pela defesa dos direitos sociais, compromisso com a democracia e liberdade", ressalta.
Entre as ações marcantes do arcebispo está a criação da Paróquia São Roque, na Comunidade Quilombola Matinha dos Pretos; a primeira quilombola do Brasil. E em maio passado, Dom Zanoni presenteou o Papa Francisco com um pandeiro feito pela mesma comunidade. Ambas as iniciativas foram divulgadas no Vatican News, portal oficial do Vaticano.
Mais sobre Dom Zanoni
Nascido dia 23 de janeiro de 1962, em Vitória da Conquista, Dom Zanoni foi ordenado padre em 1986. É formado em filosofia, teologia e mestre em teologia sistemática. Sua ordenação episcopal aconteceu em 2007, em Vitória e, no mesmo ano, sucedeu a Dom Aldo Gerna na diocese de São Mateus (ES). Por determinação do Papa Francisco, foi nomeado arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, em 2014. Em 2015, assumiu a função atual.
No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Zanoni foi escolhido como bispo referencial para a 6ª Semana Social Brasileira e membro do Grupo de Trabalho da CNBB pelo Pacto pela Vida e pelo Brasil. Em âmbito nacional, é o bispo referencial da Pastoral Afro Brasileira e membro da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.