Cultura da prevenção levada às escolas é a maior arma para reduzir acidentes
Tema foi debatido em sessão especial na Câmara Municipal
Em um pronunciamento recheado de dados sobre a operação do Grupamento de Bombeiro Militar regional, que ele dirige, disse almejar ter os seus militares principalmente dentro das escolas, mas também no comércio e nas repartições públicas, orientando e construindo uma cultura prevencionista: "De nada adiantam outros esforços, se não houver uma relação com a população. Temos como evitar, prevenir e fazer uma sociedade muito mais segura".
O major defende que iniciativas relacionadas à prevenção se tornem hábitos: "É esse pensamento que vamos trabalhar. Provocar que a escola tenha também o seu plano de emergência, seu plano de evacuação". Afinal, ele diz, grandes problemas podem ser evitados com medidas simples. "Fico angustiado, quando por falta de conhecimento ou negligência, esses fatos (acidentes) acontecem". Essa postura prevencionista proporciona que "ao menor sinal de um incêndio, por exemplo, seja possível conter rapidamente o foco causador".
PRESENÇAS
A presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PSDB), comandou a sessão, ao lado do autor da iniciativa Petronio Lima. Participaram ainda dos trabalhos, alem do major Luciano Santos, o deputado federal Zé Neto; secretário Municipal de Serviços Públicos, Eli Ribeiro; assessor do deputado José de Arimatéia, Mário Sérgio; e o major Alan Araújo, representando a Polícia Militar. Também prestigiaram o evento os vereadores Silvio Dias (PT) e Luiz da Feira (Avante); os secretários municipais Moacir Lima (Prevenção à Violência) e Gerusa Sampaio (Politicas para a Mulher). O chefe de Gabinete do prefeito, Fanael Ribeiro, e a senhora Ellen Costa, representaram Colbert Martins Filho, e a secretária de Saúde Cristiane Campos, respectivamente. Outras personalidades presentes: Cleudson Almeida (superintendente de Trânsito), comendadora Lurdes Santana (Odungê), Marcelo Alexandrino (Instituto Pensar Ferreira), Genildo Melo (Associação Comercial), além de diversos integrantes do Corpo de Bombeiros.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.