'Antônio do Lajedinho' será homenageado com nome de rua em Feira de Santana
Homenageado foi ex-combatente da Segunda Guerra, jornalista, advogado e escritor
Uma via em abertura que se inicia na Avenida Artêmia Pires Freitas (bairro Registro) e segue até a rua Aliança do Norte, em Feira de Santana, passará a ser chamada 'Antônio do Lajedinho', em homenagem ao feirense que foi um dos combatentes da Segunda Guerra Mundial, atuando pela Marinha do Brasil. A iniciativa da lei propondo a denominação é da presidente do Legislativo, Eremita Mota (PSDB), que ressaltou em justificativa a exitosa carreira do homenageado. Além de integrante das Forças Armadas, ele foi jornalista, escritor e advogado.
Antônio Moreira Ferreira, mais conhecido como 'Antônio do Lajedinho', ingressou na Marinha em 1942, onde participou de diversas operações de guerra. Foi condecorado pela participação brasileira na Segunda Guerra e pensionado como segundo-tenente. Como jornalista profissional, trabalhou em periódicos como 'O Mundo', 'O Careta' e na revista 'Vigilante'. Participou de 14 antologias e publicou nove livros, incluídos dois de poemas. Como advogado exerceu atividades nas comarcas de Irecê, Morro do Chapéu, Central, Xique-Xique. Na antiga Vila de América Dourada atuou como juiz de Paz.
Membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, integrante do Instituto Internacional da Poesia, da União Brasileira de Escritores e da Academia Feirense de Letras, 'Antônio do Lajedinho' já tinha recebido as comendas Maria Quitéria e Godofredo Filho (Câmara de Feira), Título de Cidadão Barramendense e a honraria no Grau de Oficial da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana. O feirense faleceu aos 95 anos (em 2020), deixando filhos, netos e a esposa com quem conviveu por 72 anos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.