Aliados dizem que Lula decidiu indicar Flávio Dino ao STF
Preferido do presidente para ocupar vaga deixada no Ministério da Justiça é Jorge Messias
A definição do substituto para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) já é uma realidade. Conforme Malu Gaspar em sua coluna no O Globo, aliados relataram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já decidiu indicar o ministro Flávio Dino (PSB) para o posto.
Segundo a coluna, interlocutores que participaram de conversas reservadas com o mandatário em Brasília nos últimos dias estão convictos sobre a decisão de Lula pelo ex-governador do Maranhão, mas apontam que agora a dúvida paira sobre outro cargo: o de substituto no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a publicação, o cenário ideal seria anunciar a indicação de Flávio Dino ao Supremo junto com o nome do novo ministro da pasta. O entrave se dá porque o preferido para a vaga é o advogado-geral da União, Jorge Messias, que também é cotado para o Supremo e nos bastidores diz não ter interesse em assumir o ministério, mas sim seguir na disputa pela toga.
Segundo a coluna, Messias chegou a dizer a aliados que se não fosse indicado ao STF não aceitaria o Ministério da Justiça e permaneceria na AGU.
"Preciso conversar muito com o Messias", teria dito Lula a auxiliares próximos, sinalizando ter entendido o recado do subordinado e que precisa "fazer um agrado" para que ele não se sinta preterido.
Apesar disso, a avaliação em Brasília é que o AGU não recusaria um convite para uma pasta tão importante.
Em meio à pressão por mais representatividade nos espaços de poder, o arranjo, conforme a coluna, seria ainda mais vantajoso por dar espaço para o presidente nomear uma mulher negra para a AGU, a assessora especial de Diversidade e Inclusão do órgão, Claudia Trindade.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.