Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Atenção ao veículo durante as viagens de fim de ano

Alguns cuidados com a segurança pessoal e a revisão veicular acabam sendo deixados de lado


15/12/2019 às 05:43h

Atenção ao veículo durante as viagens de fim de ano
Crédito: Reprodução

Com o final de ano chegando, muitos brasileiros já preparam as malas e o carro para aproveitar o período de descanso e lazer. No entanto, alguns cuidados com a segurança pessoal e a revisão veicular acabam sendo deixados de lado. A verificação de itens básicos pode ser feita antes mesmo de se sair de casa. Entre os itens básicos para se verificar despontam uma inspeção visual.


Deve-se observar o funcionamento dos conjuntos de iluminação e sinalização do carro, como faróis, lanternas, luzes de freio e setas. Uma lâmpada queimada é motivo para multa. Checar os níveis de fluidos, como o óleo do motor e os líquidos de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisa. O estado dos pneus é fundamental. Examinar, assim, o nível de desgaste e a pressão de todos os pneus, inclusive o estepe. Quando gastos e descalibrados, eles perdem aderência ao solo e podem trazer riscos para a segurança de quem está no veículo. Importante também lembrar que o motorista é o responsável pelos passageiros. Por isso, o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes deve ser “sagrado”.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que for pego sem o cinto de segurança, ou transportando passageiros sem o item, arcará com uma infração grave. Outros cuidados de bom senso e segurança devem ser tomados, como nunca transportar mais pessoas que a quantidade máxima permitida para o veículo, não levar pessoas sentadas nas portas, em pé nos bancos e nas caçambas de picapes ou em caminhões. Não carregar alguém no porta-malas e, nunca é demais, ficar atento aos pedestres e aos ciclistas nas ruas e rodovias. 

FONTE: Conteúdo AutoMotrix
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
Gov Bahia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas