Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

Dicas para manter boa convivência em condomínio

Especialistas garantem: o bom senso ainda é o maior aliado


01/12/2019 às 10:12h

Dicas para manter boa convivência em condomínio
Crédito: Reprodução

Os condomínios são uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Opção de moradia mais comum dos grandes centros, eles também passaram a fazer parte de cenário do interior do país. Ter acesso a uma estrutura de segurança e lazer completas tornou essa alternativa de moradia muito atraente. Mas, se por um lado a segurança, o conforto e a comodidade encantam, por outro a convivência coletiva exige tolerância e a observância de regras.

 

É nesse ponto que nascem alguns conflitos. “Conviver em um mesmo espaço com pessoas das mais diferentes idades, estilos de vida e cultura, pode gerar alguns conflitos. O ideal é criar mecanismos e normas que os evitem e, quando não for possível, utilizar o bom e velho diálogo”, explica a advogada especialista em administração condominal Flávia Carvalho.

 

Como em nossa cidade já é grande o número de residenciais e a tendência é crescer, reunimos algumas dicas que evitam problemas e proporcionam a harmonia entre os vizinhos:


1. Barulho


Conhecer as normas de silêncio do prédio e não fazer barulhos após o horário estabelecido é requisito fundamental. “Embora a legislação não determine um horário fixo para a chamada lei do silêncio, este horário é estipulado nos regulamentos internos”, explica Flávia. O mesmo vale para obras e reformas, que devem obedecer dias e horários previamente estabelecidos. No caso de comemorações, a dica é convidar os vizinhos para as suas festas, ou mandar um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.


2. Animais de estimação


A falta de cuidados com os animais pode se transformar em um problema. Usar as entradas de serviço, a guia em áreas comuns, limpar as sujeiras feitas pelo animal nas dependências e não deixa-lo sozinho em casa ou apartamento por muitas horas, são algumas atitudes que evitam transtornos.


3. Áreas comuns


A área de lazer é um grande atrativo entre os moradores. É preciso estar atento às regras e aos cuidados com a preservação das dependências que são um bem comum “Não pular na piscina com protetor solar, guardar os objetos de uso comum, não usar elevador com trajes inadequados, são algumas atitudes que fazem a diferença”, explica Flávia.


4. Lixo


Ter um mau hábito com relação ao lixo gera transtornos e também deprecia o condomínio. Por isso, ensacar o lixo, separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, transportá-lo com cuidado para a lixeira nos dias e turnos estabelecidos estão entre as normas. O mesmo cuidado precisa valer para papéis e bitucas de cigarro, que não devem ser jogados pela janela ou no chão das áreas comuns. Aqui, educação e respeito precisam estar sempre juntos.


5. Garagem


Não estacionar o carro na vaga do vizinho sem autorização e não ultrapassar o espaço da sua vaga são atitudes que parecem óbvias, mas nem sempre são tomadas. Respeitar o limite de velocidade, não usar a vaga como depósito e devolver o carrinho de compras ao seu local de origem também estão na lista. Vale lembrar: Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando. “Deu uma raladinha ou encostadinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel”, opina a especialista.


6. Vizinhos


A harmonia e respeito entre condôminos e funcionários fazem a diferença na rotina do empreendimento. “Antes de reclamar de um vizinho, avalie se você não comete os mesmos equívocos. O diálogo é sempre o melhor caminho”, aponta Flávia. No caso das crianças, ensinar as regras é fundamental para que aprendam a conviver em sociedade desde cedo. “Uma dica importante para os pais é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até 22h. O uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades”, aconselha a especialista. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Corrida Feira Beer com mistura de esporte, música e cerveja agita Feira de Santana
Publicidade
Vilage
Academia First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas