Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Municípios

todas as notíciasseta

Cinco academias são fechadas no interior da Bahia

Ao todo, cinco academias foram fechadas e quatro pessoas foram flagradas no exercício ilegal da profissão durante mais uma operação de fiscalização


27/11/2019 às 04:26h

Cinco academias são fechadas no interior da Bahia
Crédito: ReproduçãoDivulgação

Ao todo, cinco academias foram fechadas e quatro pessoas foram flagradas no exercício ilegal da profissão durante mais uma operação de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA), realizada nos municípios de Ipiaú, Ibirataia e Planaltino, neste mês de novembro.

 

Os agentes de orientação e fiscalização do CREF13/BA contaram com o apoio dos Núcleos Regionais da DIVISA e da equipe de Vigilância Sanitária de cada município para realizar a operação. “Essa foi mais uma operação realizada com sucesso este ano. Estamos tendo um resultado bastante significativo após implantar um centro específico para o recebimento e direcionamento das denúncias recebidas. Essa é mais uma vitória da atual gestão, conseguir melhorar a interiorização da fiscalização, atendendo as demandas, pois cada denúncia recebida vem sendo analisada e apurada” afirmou o presidente da entidade na Bahia, Rogério Moura.

 

Um fato inusitado aconteceu durante as visitas aos estabelecimentos esportivos. No município de Ibirataia, o proprietário de uma academia ao perceber a aproximação da fiscalização trancou os alunos que estavam malhando e fugiu do local. A Polícia Militar foi acionada e precisou arrombar o portão para prestar socorro a uma aluna que ficou presa. Quando o grupo de fiscais entrou no local constatou que lá funcionavam duas academias, sendo que o proprietário de uma delas apareceu. Já a outra academia foi interditada pela Vigilância Sanitária e a equipe do CREF13/BA, flagrou uma pessoa exercendo ilegalmente a profissão no estabelecimento. Outras três academias também foram visitadas na cidade, uma delas foi identificada sem registro no CREF13/BA.

 

Já em Ipiaú duas academias foram fechadas por não possuírem profissionais de Educação Física habilitados para orientar e prescrever as atividades físicas. Uma pessoa também foi identificada exercendo ilegalmente a profissão. Ainda durante a operação, atendendo a denúncias, a equipe do CREF13/BA retornou à cidade de Planaltino para verificar as situações de duas academias que já tinham sido fechadas anteriormente e foram denunciadas novamente. Como ambas estavam abertas foram interditadas mais uma vez e um relato foi feito à Secretaria de Saúde local.

 

Um caso de exercício ilegal também foi identificado na cidade. O fato da pessoa que está orientando e prescrevendo as atividades físicas não possuir o registro no CREF, infringe o artigo 47 do decreto 3688/41, combinado com a lei federal 9696/98. As denúncias de exercício ilegal da profissão são feitas através do site.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Lagedor
Publicidade
Estacio  ON
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas