Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Como carne suína ajuda pacientes com câncer?

Cortes magros e bem cozidos são boas fontes de nutrientes


25/11/2019 às 03:21h

Como carne suína ajuda pacientes com câncer?
Crédito: Reprodução

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que, entre 2018 e 2019, 1,2 milhão de novos casos de câncer sejam diagnosticados no Brasil. Entre os mais comuns estão o de pele, de próstata e de mama. Além do tratamento, que é delicado e requer cuidados especiais, segundo o Ministério da Saúde, a alimentação é outro fator importante para garantir o sucesso da recuperação.


A dieta nesse período deve ser leve e, principalmente, saudável, com muitas frutas, verduras e vegetais. Mas, isso não descarta a possibilidade de ingerir carne vermelha: a carne suína, por exemplo, possui o menor teor de sódio, se comparada à outras proteínas, e alto teor de potássio (vale ressaltar que cada caso deve ser acompanhado por um profissional da saúde. Ele é quem vai definir a melhor dieta a ser seguida durante o tratamento).


O emagrecimento, muito comum durante o tratamento oncológico, prejudica diretamente os músculos. “O fortalecimento traz diversos benefícios ao paciente, como catalisar alguns dos efeitos colaterais, produzir força para que as atividades diárias sejam mantidas de forma independente e reduzir fadigas”, comenta o médico e professor de Oncologia do curso de Medicina da Universidade Positivo, Luiz Antonio Negrão Dias. Grelhados ou assados, os cortes suínos são opções de alimentos protéicos que auxiliam na recuperação da força muscular. A proteína também está associada na melhora do sistema imunológico.“O alimento contribui para o processo de cicatrização, além de conter todos os aminoácidos essenciais para manter o bom funcionamento do organismo”, diz o médico.


Conscientização


As "campanhas coloridas", criadas geralmente por organizações não governamentais, sociedades médicos e/ou empresas do setor de saúde, costumam gerar grande repercussão com o público.

 

Além do Outubro Rosa e Novembro Azul, meses onde são realizadas campanhas de conscientização e prevenção de câncer de mama e de câncer de próstata, respectivamente, outros períodos estão ganhando cores para simbolizar essas ações que alertam a importância do diagnóstico precoce, como Julho Verde (Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço) e Dezembro Laranja (Prevenção ao Câncer de Pele). “Essas ações ajudam a alertar a população e a dar destaque para doenças perigosas e silenciosas, mas que, com um diagnóstico correto e cedo, podem ser tratadas sem dados”, finaliza o oncologista.

 

O calendário completo pode ser acessado no site do Ministério da Saúde. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Lagedor
Publicidade
Estacio  ON
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas