Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Moda e Beleza

todas as notíciasseta

Final de concurso afro plus size nesta quinta, 21

O evento acontece a partir das 19h, no Mercado de Arte Popular (MAP)


19/11/2019 às 05:51h

Final de concurso afro plus size nesta quinta, 21
Crédito: Divulgação

Representatividade, empoderamento e o fim sobre a ditadura do “corpo perfeito”. Seis mulheres feirenses, entre 16 e 47 anos de idade, estarão participando do 1º Concurso Miss Afro Plus Size, promovido pela Associação Cultural Moviafro. O evento acontece na próxima quinta-feira (21), a partir das 19h, no Mercado de Arte Popular (MAP).


De acordo com o presidente da Moviafro, Val Conceição, o concurso surgiu com o objetivo de combater a gordofobia na cidade. “O projeto Moviafro tem o papel de ressignificar o movimento negro em Feira de Santana. Vendo o quanto as pessoas ainda sofrem com autoaceitação, nós organizamos o primeiro concurso voltado ao plus size, conscientizando mulheres e homens sobre a necessidade de combater o bullying e as críticas que ainda estão enraizados na sociedade”, disse.


Além da tão aguardada faixa de miss, a grande vencedora ganhará R$ 1 mil e presentes. “Ainda temos muita dificuldade em conseguir patrocinadores para eventos como este, a premiação simbólica será para a primeira colocada”, frisou.


A candidata Marta Suely, de 47 anos, relatou sobre a importância do empoderamento voltado para as pessoas gordas e negras. “Por muito tempo eu não me sentia representada pelos padrões de beleza impostos pela sociedade, sobretudo no mundo da moda. Uma das minhas maiores dificuldades era entrar em uma loja e encontrar uma determina roupa no tamanho único, que tinha uma modelagem feita para uma pessoa que veste 40. Afinal o que seria um tamanho único?”, disse.


“Ser mulher já é difícil e ser mulher negra e gorda é muito mais difícil ainda. Porém, entendendo a importância do empoderamento e que nós podemos estar em qualquer lugar, eu me tornei uma pessoa muito mais forte e confiante. Hoje eu não tenho vergonha de expor meu corpo, as minhas marcas, e o concurso veio para reafirmar a necessidade de expandir questões voltadas para a representatividade”, conta.


Conheça as participantes:


Andreia Carneiro da Silva Virgens
Fabiana de Souza Silva
Jucilene Ferreira
Marta Suely Vieira da Conceição
Soane Carolina Pedreira da Silva
Zuleide Vieira Santos


Mister Afro


Durante o evento acontecerá também a final do 2º Concurso Mister Afro, onde seis candidatos estarão disputando o título e a premiação de R$ 1.000. Segundo Val Conceição, ainda existe uma forte resistência, por parte dos homens, em participar de concursos voltados a beleza.


“Durante o concurso nós realizamos diversas palestras e ações afirmativas voltadas às comunidades afrodescendentes, pois muitos sentem vergonha e outros infelizmente ainda não conseguem se assumir publicamente como negros”, conta.


Conheça os participantes:


Anderson Willian Evangelista dos Santos
Daniel Filipe de Brito Amorim
Darlan Boaventura Oliveira
Helio do Nascimento Pinto
Ronald Silas Santana Santos

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Lagedor
Publicidade
Estacio  ON
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas