Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

Inauguração da sede da Família Azul reforça rede de proteção a autistas

O instituto, que desenvolve diversos projetos há 5 anos, tornou-se uma grande referência nacional


18/11/2019 às 11:09h

Inauguração da sede da Família Azul reforça rede de proteção a autistas
Crédito: Reprodução

Uma geração diferente. A estimativa é de que mais de 3 mil pessoas apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Feira de Santana. E para fortalecer as conexões com o mundo, o Instituto Família Azul (INFA) inaugurou a sede, na última segunda-feira (11), localizado na Rua Alcides Fadiga, nº 30, no bairro Queimadinha. De acordo com a presidente do INFA, Cíntia Souza, o instituto, que desenvolve diversos projetos há 5 anos, tornou-se uma grande referência nacional.


“Trouxemos um novo tempo para as crianças e jovens autistas em Feira de Santana. Somos uma cidade pioneira no Brasil e que agora possui uma sede própria para elaborarmos novos projetos e atividades”, disse.


A Família Azul contará com os serviços de psicologia, neuropsicologia, nutricionista e fonoaudiologia para as crianças e jovens autistas. “A partir da próxima semana começaremos a realização do cadastro para iniciarmos com as atividades. A princípio vamos atender apenas 50 crianças, de 3 até os 18 anos, que não realizam nenhum acompanhamento”, disse.


CRE-TEA


Com a expectativa de ser inaugurado em abril de 2020, o Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) segue em construção.


Para Cíntia Souza, essa será mais uma grande conquista. O espaço comportará consultórios médicos e odontológicos, salas de terapia ocupacional, psicopedagogia, salas de cultura e multiuso, biblioteca, cozinha, refeitório e sala para aulas de karatê.


“Em alusão ao mês da conscientização do autismo, estimamos que em abril este espaço seja entregue. No último senso, realizado em 2016, os Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) identificaram 736 pessoas acometidas pelo espectro do autismo. Nestes últimos três anos, acreditamos que esse número chegue a casa dos 3 mil, em virtude dos diagnósticos passados por profissionais da área”, disse. “Não tenho dúvidas de que será um ganho muito grande para juntos elaborarmos tantos outros projetos”, frisou.


CAMPEONATO NACIONAL DE KARATÊ


Na última sexta-feira (15), aconteceu o Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, em Feira de Santana. A abertura oficial, contou com a apresentação de 25 crianças autistas, entre 5 e 13 anos de idade. A iniciativa feirense de oferecer o tatame a estas crianças é uma das poucas em todo o país.


A disciplina imposta por esta arte marcial aos seus praticantes influencia na mudança de comportamento. O contato físico é outro ponto que vem sendo superado por elas.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

6ª Copa WH7 - 27/10/2019 - Profissional AO VIVO - Tvgeral.com.br
Publicidade
Vilage
Academia First
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas