Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Cultura e Eventos

todas as notíciasseta

Música e literatura abrem Semana da Cultura no MAC

Uma palestra especial sobre o baiano Rui Barbosa foi ministrada pelo professor mestre Raimundo Gama


07/11/2019 às 03:49h

Música e literatura abrem Semana da Cultura no MAC
Crédito: Letícia Daltro

Uma terça-feira, que poderia ser um dia qualquer, mas, não foi, afinal o dia em que se comemora o cinema e a cultura não poderia passar em branco. E não passou, pois na noite da última terça-feira (5) foi celebrado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), dando início a Semana da Cultura.


E não faltou homenageados na noite, foram para todas as áreas, música, teatro, dança, letras e o principal, o baiano Rui Barbosa, que completava 170 anos. Uma palestra especial sobre o jurista foi ministrada pelo professor mestre Raimundo Gama, foi uma viagem sobre a história dessa figura tão importante para o Brasil e para Feira de Santana, já que o apelido mais popular da cidade foi dado pelo Rui Barbosa em uma visita a “Princesa do Sertão”.


“É importante nós termos um dia, embora que o dia da cultura seja todos os dias, mas tendo um dia especial é importante para nós manifestarmos a nossa gratidão aquele que criou e instituiu em 1970 em um decreto que hoje a Fundação está continuando”, explicou a professora Lélia Vitor, referindo-se a Lei nº 5.579 que oficializou o dia 5 de novembro como Nacional da Cultura.


Dentre os homenageados da noite os mais tietados foram os professores. Um deles teve até torcida que vestiu a camisa, foi o professor Eliseu Oliveira que há uma década ensina teatro através do Programa Arte de Viver e contou com as alunas da terceira idade prestigiando o momento.


“Eu to muito feliz por ter o trabalho reconhecido, embora pra mim o reconhecimento maior é dos alunos e a prova é a presença deles aqui, receber essa homenagem junto com eles foi uma coroação. E como professor é um prazer enorme aprender com eles e passar um pouco do meu conhecimento, pois é através da arte que conseguimos provocar o conhecimento crítico, o conhecimento de mundo pelo meio das artes”, contou Eliseu.


E como a arte influencia uma pessoa o professor ajuda a construir, foi o caso do Eduardo Brito, hoje professor de matemática mas que tem uma formação cultural desde sua infância com as aulas de teatro, que na época eram ministradas pela Diretora do Teatro Margarida Ribeiro Luluda Barreto.


“Me sinto tão pequeno diante de outros nomes e pessoas que fazem isso há tempo e com tanta nobreza e bravura em nossa cidade mas ao mesmo tempo o coração alegra-se pela acolhida destes mesmos nomes que me reconhecem como parceiro e aliado nesta ação tão nobre em nossa sociedade. Minha gratidão aos Instituto Antônio Gasparini e Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, espaços que me permitem a sonhar e encontrar aliados nestes sonhos e juntos torná-los realidade tocando na vida de pessoas e provocando mudanças significativas” relatou o professor que foi um dos homenageados da noite e recebeu a placa das mãos de sua mestra Luluda Barreto.


A noite contou também com os lançamentos dos livros do 5º Concurso Municipal de Poesia e “O Trovador” de Antonio Lajedinho. Além de ter sido guiada pelo som de jazz da banda Roni Santinni.


Mas um dia para comemorar todas essas artes é muito pouco, por isso a Semana da Cultura, evento realizado com o apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural Egberto Costa, vai até o final desta semana com manifestações artísticas nos bairros Cidade Nova e Jardim Acácia, e, no dia 22 deste mês, no Aviário.  

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão II

TVGeral

6ª Copa WH7 - 27/10/2019 - Profissional AO VIVO - Tvgeral.com.br
Publicidade
SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO 1119
Vilage
Academia First
PMFS Novembro Azul
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas