Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Feira de Santana estará apta para realizar transplantes do coração em 2021

Essa é uma ação que veio através uma preocupação muito grande do Ministério da Saúde em cobrir os problemas assistenciais no país


29/10/2019 às 07:17h

Feira de Santana estará apta para realizar transplantes do coração em 2021
Crédito: Jessyka Moura/FE

De um a um ano e meio, Feira de Santana estará habilitada para realizar transplantes cardíacos. O convênio foi assinado na última segunda-feira (28), entre a Santa Casa de Feira de Santana/Hospital Dom Pedro de Alcântara/Incardio e o Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês, permitirá a atividade e também proporcionará aos profissionais feirenses um curso de capacitação de excelência.


Segundo o coordenador Programa de Transplante do Hospital Sírio-Libanês, Tadeu Thomé, essa é uma ação que veio através uma preocupação muito grande do Ministério da Saúde em cobrir os problemas assistenciais no país. “Nós do Sírio-Libanês temos um programa de transplante muito forte e por conta disso o Ministério elegeu algumas instituições do país, e Feira de Santana por apresentar um hospital qualificado, uma equipe entusiasta, a Bahia ser referência no Nordeste, acabou sendo o ambiente propício para se instalar uma sede para realizar o transplante cardíaco”, conta o enfermeiro. O Sírio-Libanês realizará o curso através da modalidade de filantropia do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS (PROAD SUS).


Em relação ao tempo que os profissionais estarão habilitados, Thomé afirmou que não há como ser exato. “A gente tem muito cuidado com relação a tempo. Queremos deixar uma estrutura boa para que seja oferecida a maior segurança para o paciente que será transplantado. Ela será de um ano, um ano e dois meses mais ou menos, inicia hoje com o a assinatura do termo oficial e a partir daí teremos até quinta-feira (31), uma jornada de aulas teóricas para o alinhamento de toda a equipe multidisciplinar.


Depois nós começaremos a receber lá no Hospital Sírio-Libanês profissionais selecionados pela direção do Dom Pedro para que possam ser referência no transplante dentro da Santa Casa”, diz. Serão entre 100 e 120 profissionais capacitados na cidade, do dia 28 a 31 de outubro, por eixo temático com uma equipe multiprofissionais por dia. Representando o Governo do Estado da Bahia, a coordenadora estadual de Saúde, Rita de Cássia Pedroza, comemorou o marco histórico dos transplantes na Bahia. “Nesse momento temos Centros Credenciados, mas não estão ativos no momento. Então estamos contando mesmo que Feira comece rapidamente, porque temos visto um gás muito grande, muita gente envolvida. A gente pode calcular que possamos fazer uns quatro transplantes cardíacos mês. Temos doadores para essa demanda, e acreditamos que vá conseguir esse objetivo. Em todo momento que foi ventilado a possibilidade desses transplantes acontecerem em Feira, nós demos apoio completo”, explica.


A diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, afirma que o ganho para todos é muito grande. “É de muita importância para Feira de Santana já que traz um foco novo, transformando nossa unidade, que já é unidade transplantadora renal, em habilitada para fazer transplante cardíaco. Quem ganha é a cidade, a macrorregião e a Bahia”, comenta.


Para o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, essa ação será um grande benefício para a cidade. “É necessário ter clareza que esses passos são dados e que não é apenas a melhora do transplante de coração que importa, até chegar no transplante vai melhorar todo o sistema que diz respeito a exames, laboratórios, atividades reumáticas, diabetes, endocrinologia, melhorar tudo para poder chegar a um estágio maior”, conclui o gestor.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão II

TVGeral

6ª Copa WH7 - 27/10/2019 - Profissional AO VIVO - Tvgeral.com.br
Publicidade
Academia First
SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO 1119
Vilage
PMFS semana de empreendorismo
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas