Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Fibromialgia costuma atingir a partir dos 30

Apesar de atingir mais o sexo feminino, a doença pode aparecer em qualquer faixa etária e também em homens


19/09/2019 às 06:29h

Fibromialgia costuma atingir a partir dos 30
Crédito: Reprodução

Mais uma doença genética que ainda mobiliza milhares de pesquisas pelo mundo em busca de uma cura, a fibromialgia costuma atingir de 7 a 9 em cada 10 pacientes diagnosticados com a doença.


Seus sintomas são dores intensas e crônicas que acabam migrando e se espalhando por todo o corpo, atingindo principalmente as articulações e tendões. Mas, apesar de causar dores severas e por muitas vezes incapacitantes, a fibromialgia não causa deformidades nem inflamações aparentes nos tecidos.


Não é raro que tanto os pacientes quanto os próprios profissionais da saúde acreditam estar lidando com algum tipo de doença reumática em vez da fibromialgia, o que dificulta e atrasa o diagnóstico. Com o tratamento adequado é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.


Além das mulheres, que comumente começam a manifestar seus sintomas entre 30 e os 50 anos, a doença genética também pode acometer qualquer indivíduo, até mesmo adolescentes e crianças, principalmente os que já apresenta outros problemas nas articulações como artrite reumatóide, espondilite e lúpus, por exemplo.


Uma doença complexa


Especialistas ainda não entraram em consenso sobre as causas da fibromialgia. Apenas há pouco mais de uma década os estudos científicos revelaram que a doença, antes encarada como um tipo de artrite, é na verdade uma doença neurológica.


Com origens genéticas de padrões ainda desconhecidos pela medicina moderna, a fibromialgia está associada ao mecanismo de supressão de dor e ao funcionamento do sistema nervoso central, causando fortes dores neuromusculares.


O Dr. Marcus Pai é médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP e sócio na Clínica Hong Jin Pai. Segundo ele, o surgimento da fibromialgia é um mistério: “Alguns estudos apontam que existem fatores que podem ser isolados ou combinados e que favorecem o problema como lesões repetitivas, traumas emocionais e mudanças hormonais. Outros fatores incluem a depressão, ansiedade e sedentarismo, explica.


Entre os principais sintomas e fatores associados à fibromialgia, estão:


- Questões genéticas: costuma ser recorrente em pessoas da mesma família.


- Alterações nos níveis de serotonina: pacientes acometidos pela doença também apresentam quadros de ansiedade, depressão, distúrbios do sono e até ao sedentarismo.


- Infecções: doenças autoimunes e infecções virais também estão atreladas à doença.


- Traumas: além dos traumas físicos, casos de profundo trauma e estresse psicológico também podem estar por trás da doença.


Vivendo com a fibromialgia


Cada paciente pode manifestar postos de dor completamente distintos de outros. As dores geralmente se manifestam desde a coluna cervical até a lombar, articulações como joelhos e cotovelos e até na região da bacia e nádegas.


Por isso, o diagnóstico e tratamento da fibromialgia precisa ser feito de maneira personalizada, por um especialista experiente e capaz de avaliar todos os detalhes do histórico e quadro de saúde de cada paciente.


Enquanto não há uma cura definitiva para este mal, o Dr. Marcus Pai conta que é possível domar os sintomas da doença com um olhar multidisciplinar. “O problema é tratado com remédio como antidepressivos, analgésicos, anti-inflamatórios, neurolépticos, além de psicoterapia. É possível associar muitos outros tratamentos que funcionam bem como a acupuntura, pilates, hidroginástica e massagens”, afirma o especialista.  

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Venha viver essa experiência! Quem corre é + feliz!
Publicidade
Cruzeiro do Sul
Bahia Aqui é Trabalho 1019
Elo Engenharia
Vilage
Academia First
PMFS vacina sarampo
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas