Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

FEIRA 186 ANOS

todas as notíciasseta

Do Templo Dourado a Princesa do Sertão

O Harmandir Sahib fica na cidade de Amritsar, no estado de Punjabe, no noroeste da Índia, fronteira com Paquistão. Foi desta cidade que em dezembro de 1973, então com 28 anos, viajou com destino ao Brasil, Sudarshan Singh Sachdev


18/09/2019 às 11:38h

Do Templo Dourado a Princesa do Sertão
Crédito: Acervo Pessoal

Quem mergulha nas águas que cercam o Harmandir Sahib na Índia sabe que não é um mergulho qualquer. As águas levam até o templo de peregrinação mais importante dos siques, seguidores do siquismo, religião de cerca de 2% da população indiana. Toda vez que ler ou escutar a palavra “guru” lembre-se para os indianos estes são mestres que possuem entendimento filosófico, um guia espiritual sagrado.

 

O Harmandir Sahib, ou Templo de Ouro, é importante por que nele está localizado o Sri Guru Granth Sahib, texto sagrado e definitivo do siquismo. O Harmandir Sahib fica na cidade de Amritsar, no estado de Punjabe, no noroeste da Índia, fronteira com Paquistão. Foi desta cidade que em dezembro de 1973, então com 28 anos, viajou com destino ao Brasil, Sudarshan Singh Sachdev. O objetivo: lecionar aulas de engenharia em uma faculdade de Campina Grande, na Paraíba. O convite veio a calhar. “Naquela época queríamos sair de casa”, contou o indiano sobre a sua geração.


Ele lembra perfeitamente dos percalços que teve que enfrentar na época. “Cheguei aqui e fui avisado que na faculdade todos sabiam falar inglês. Aqui ninguém falava inglês”, lembrou. Para as pessoas com nível superior na Índia, o inglês era língua fluente, assim com o hindi, língua oficial e outras 22 línguas reconhecidas no país, como o panjábi ou punjábi, falada pelos nativos da região onde Sachdev nasceu. O português ele aprendeu quando ainda estava em Campina Grande.

 

 

A história de Sudarshan Singh Sachdev, 74, com Feira de Santana começa em 1981, após períodos em São Paulo e Salvador. Ele chegou na cidade para trabalhar na indústria. A memória mais viva desta época é da Micareta de 1982. “Até me lembro onde fiquei hospedado”. “Era uma cidade vazia, minha cidade [natal] era muito desenvolvida”, contou. Outra memória, ainda na Bahia, desta vez em Salvador, foi de ter assistido um clássico Ba-Vi, nos anos 80, na Fonte Nova. “Eu ainda estava com o turbante, eu não sabia de nada do jogo, comemorava todos os gols”, relembrou.


O segundo entre seis irmãos, cinco homens e uma mulher, conta que apesar de manter contato com os familiares ainda vivos, a escolha de deixar o país foi natural. “Quando sai de casa estava olhando só para frente. É a minha natureza”, disse. Ele também não tem do que reclamar da qualidade de vida que tem em Feira de Santana. “Para mim Feira de Santana é um dos melhores lugares da Bahia”, disse com a serenidade de quem formou família na cidade. Sudarshan casou-se em 1983 e deste casamento teve um casal de filhos. “Dei sorte, minha filha e meu filho são todos estudados”. Atualmente separado, assiste crescer a nova geração da família, com dois netos e uma neta. 


A distância do país de origem, porém não fez com que Sudarshan Singh Sachdev perdesse os hábitos indianos. A habilidade em fazer o tradicional pão indiano é comentada na própria família e claro, não pode faltar a mão generosa quando se fala em temperos e especiarias. “Todos os condimentos são remédios. Até hoje se usa. O curry é muito bom para os ossos”, comentou. Vindo do berço da religião siquista, ele preserva um dos princípios da doutrina, o nam japam, a presença de Deus na mente todos os momentos. “Minha religião sou eu, é minha lógica”, disse. 

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão II

TVGeral

6ª Copa WH7 - 27/10/2019 - Profissional AO VIVO - Tvgeral.com.br
Publicidade
Academia First
Vilage
SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO 1119
PMFS semana de empreendorismo
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas