Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

HEC debate temas como suicídio e saúde mental

A ação integra as atividades do Setembro Amarelo, marcado, internacionalmente, com a campanha que objetiva alertar a população a respeito da realidade do suicídio, destacando suas formas de prevenção


11/09/2019 às 10:47h

HEC debate temas como suicídio e saúde mental
Crédito: JéssiKa Moura/FE

Foi realizada na última terça-feira (10), no Hospital Estadual da Criança (HEC), através do Grupo de Humanização, uma roda de conversa ‘Diálogos sobre suicídio e saúde mental, porque viver vale a pena’. A ação integra as atividades do Setembro Amarelo, marcado, internacionalmente, com a campanha que objetiva alertar a população a respeito da realidade do suicídio, destacando suas formas de prevenção.


A tarde contou com uma programação de varias palestras, e dentre elas, a da psicóloga especialista em suicídio jovem, Elizama Rios. “A minha experiência clinica diz respeito principalmente a adolescentes de 15 a 20 anos, onde é a incidência maior entre essa população, mas também atendemos muitos adultos de 30 anos. Os fatores que levam ao suicídio são diversos: depende do ambiente que está inserido; da história de vida; e a faixa etária”, conta.


Para a psicóloga, o tema de prevenção ao suicídio é importante para todos os setores, principalmente os profissionais de Saúde. “Dentro do hospital a gente observa uma demanda muito crescente de entrada de pessoas com ideação suicida. Então, capacitar esses profissionais para uma escuta e um olhar atento, é muito importante. Serve também para amparar eles nesse momento porque, as vezes, eles mesmos estão na dificuldade de seus trabalhos e não sabe como acolher por também não serem acolhidos”, explica Elizama.


Durante a palestra, a psicóloga sinalizou que o pensamento de que “quem quer se matar não avisa” é um mito e que as pessoas tem que estar atentas aos sinais. “Alguns sinais são a mudança de comportamento, se fazia uma coisa e gostava muito e hoje não faz mais; algumas frases faladas como que quer sumir, dormir e não acordar mais; indícios de tristeza profunda; esses são os sinais mais vistos”, diz.


Também esteve presente durante o evento, representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), enaltecendo que o simples gesto de escutar as pessoas já ajuda. “Essa é a maneira que prestamos nosso serviço, porque toda dor, todo sentimento que nos é trazido, é merecedor de acolhimento. Nós prestamos atenção, não julgamos, não criticamos, respeitamos o sigilo e isso faz com que a pessoa fale, confie e desabafe”, diz Paulo Souza.


Sobre o número de ligações que o CVV recebe, Paulo diz que só há uma estimativa pela quantidade de trabalho. “Como nós garantimos o sigilo, nós não temos estatística. Mas pelo 188, que funciona tipo Call Center, onde recebemos em media 8 mil ligações por dia, que são atendidos pelo 114 postos e pelos 3150 voluntários”, conclui.


Para ele esse é um momento importante de estar conversando, debatendo, externando todas essas experiências. “É importante dizer que o mês de setembro passa, mas o amarelo que fique para sempre junto com a consciência adquirida, porque todo mundo sempre precisa ser acolhido.

 

Nós temos um posto em Feira de Santana, na Rua Senador Quintino nº 713 - Olhos D’Água, próximo a garagem da Empresa Santana, onde podemos fazer o atendimento presencial ou por telefone, através do 188 que é gratuito, 24 horas por dia”, afirma Paulo.


A programação se encerrou com um ato público na área externa da unidade, com o tema ‘Se te incomoda, deixa ir!’, onde foram lançados balões amarelos para o céu representando um ato de libertação das aflições do dia a dia.


Ações


Desde o início do mês os elevadores do térreo foram plotados com temas da campanha, por onde todos passam, com mensagens de motivação, incentivo e valorização da vida. A partir desta quarta-feira (11), terá uma caixa com mensagens de motivação, ao lado do local que os funcionários batem o ponto, para que eles leiam uma mensagem antes de começar a trabalhar, na saída, ou quando achar pertinente.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão

TVGeral

9ª Edição direto do Shopping Bela Vista em Salvador
Publicidade
Vilage
Academia First
Elo Engenharia
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas