Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Internacional

todas as notíciasseta

Rússia afirma que explosão de míssil foi causada por gases

Amostras recolhidas contêm isótopos radioativos de estrôncio, bário e lantânio


26/08/2019 às 10:37h

Rússia afirma que explosão de míssil foi causada por gases
Ministério da Defesa da Rússia/Divulgação

Autoridades da Rússia relataram nesta segunda-feira (26) que a causa do aumento da radiação que ocorreu após a explosão de um míssil, em 8 de agosto, foram "gases radioativos inertes". A explosão, que aconteceu em uma área de testes na região de Arkhangelsk, deixou cinco mortos e elevou a radiação por um breve período em até dezesseis vezes acima do normal.

 

Nas amostras recolhidas pela agência de vigilância ambiental russa, Rosguidromet, foram encontrados isótopos radioativos de estrôncio, bário e lantânio. No episódio, o ministério da Defesa afirmou que não havia contaminação radioativa, porém, o pico de radiação foi relatado pelas autoridades da cidade de Severodvinsk.

 

Segundo a Rosatom, empresa estatal russa de energia atômica, a explosão ocorreu em um teste de uma "fonte de energia de isótopo radioativo". No entanto, há especulações de que o ocorrido foi um teste do míssil de cruzeiro Burevestnik (Albatroz), composto de propulsão nuclear, apresentado por Vladimir Putin, em 2018.

 

A ONG Greenpeace relatou que, de acordo com as informações reveladas pela Rosguidromet, o caso provavelmente se trata de um reator nuclear. A organização solicitou amostras do mar, e não apenas do ar, pois, como consta na versão oficial, a explosão aconteceu em uma plataforma marítima, que resultou, inclusive, na interdição da navegação em parte de uma baía do Mar Branco, no dia do ocorrido.

FONTE: Metro 1
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão

TVGeral

Venha viver essa experiência! Quem corre é + feliz!
Publicidade
Academia First
Elo Engenharia
Bahia Aqui é Trabalho 1019
Vilage
Cruzeiro do Sul
PMFS Outubro Rosa 2019
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas