Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Crianças com câncer sem atendimento em Feira

Hoje a AAPC cuida de 19 crianças com câncer, seis são portadoras de leucemia, que é um tipo de câncer que vem sendo um dos “vilões” na faixa etária de 3 a 12 anos.


22/01/2013 às 05:12h

Crianças com câncer sem atendimento em Feira
Crédito: Luisy Nascimento/ Portal Folha do Estado

 

Feira de Santana não possui um hospital de referência em tratamento do câncer infantil. no ano passado, das 35 crianças, entre 3 a 12 anos, que buscavam o apoio da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC), 16 morreram por falta de tratamento adequado e pela gravidade da doença. A maior parte dessas crianças é de famílias pobres, sem condição de viajar para realizar o tratamento necessário.

 

A presidente da (AAPC), Maria Betânia Knoedt a situação com muita preocupação e tristeza. Ela acredita que apesar das promessas governamentais, a cidade de Feira de Santana deveria ter uma unidade de tratamento oncológico para crianças.

 

Maria Betânia destaca ainda que todas as crianças que chegam à instituição recebem tratamento com psicólogos, fisioterapeutas, realizam atividades de descontração além de alimentação e roupas que são doados.

 

“A maior dificuldade que enfrentamos para dar apoio a essas crianças é a falta de recursos enfrentada pelas famílias, que o tratamento não é realizado na cidade e a locomoção pra outra cidade tem um custo. Acredito que a maior parte das crianças que morreram foi por falta de tratamento”, afirmou.

 

Hoje a AAPC cuida de 19 crianças com câncer, seis são portadoras de leucemia, que é um tipo de câncer que vem sendo um dos “vilões” na faixa etária de 3 a  12 anos. Essa doença tem origem na medula óssea, o tutano dos ossos, onde normalmente é produzido o sangue. Manifesta-se com dor nos ossos ou na articulação, palidez, manchas roxas, sangramentos, febre, abatimento etc.

 

Ela é diagnosticada através do mielograma, exame do sangue de dentro do osso. Existem vários tipos de leucemia: Leucemia Linfoide Aguda, Leucemia Mieloide Aguda, Leucemia Mieloide Crônica e Leucemia Linfoide Crônica, que atinge os adultos.
 

FONTE: Da redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Lagedor
Publicidade
Estacio  ON
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas