Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

Feira de Santana tem cerca de 2 mil autistas

A luta de milhares de famílias será mais fortalecida através da lei que inclui dados sobre autismo no Censo 2020


20/07/2019 às 10:36h

Feira de Santana tem cerca de 2 mil autistas
Crédito: Cau Preto/PMFS

“Eu sou singular, eu sou novo. Eu gostaria de saber se você é também?”. Esses versos fazem parte de um poema, escrito por uma criança autista, que tenta compreender o mundo de uma forma diferente. É preciso compreender a limitação do outro e dela tirar o melhor. Ler o ambiente que é dos mais lúdicos. Interpretar uma linguagem baseada em poucas palavras e muita criatividade.


Estima-se que mais de 2 mil pessoas apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Feira de Santana. Para a presidente do instituto Família Azul, Cíntia Souza, a luta de milhares de famílias será mais fortalecida através da lei que inclui dados sobre autismo no Censo 2020, sancionada na quinta-feira (18), pelo Governo Federal.


“Nós acreditamos e confiamos no potencial deles, e essas conquistas são significantes para a Família Azul. Feira de Santana foi à primeira cidade, do Brasil, a desenvolver projetos com aulas de karatê e balé voltados para crianças com autismo. Diariamente lutamos e buscamos ferramentas para que a inclusão social faça parte da vida de cada um. A cidade tornou-se referência em atendimento a crianças autistas”, disse.


Em 2016, o instituto identificou 736 pessoas autistas na cidade. “No último levantamento, realizado junto com a Secretária de Desenvolvimento Social (Sedeso) e os CREAS, nós identificamos esse quantitativo de autistas. Porém, não tenho dúvidas de que este número já tenha superado a casa dos dois mil”, disse.


Inauguração da sede Família Azul


A Família Azul vai ser ainda mais fortalecida com a nova sede que está na reta final de construção e será inaugurada em agosto. O espaço funciona na Rua Alcides Fadigas - 30, no bairro Queimadinha e representa um grande avanço para os portadores do transtorno do espectro autista que moram no município. “O instituto será dotado de diversos equipamentos e uma equipe multidisciplinar para cuidar nossas crianças”, disse Cíntia.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

GOV BA

TVGeral

Corrida Feira Beer com mistura de esporte, música e cerveja agita Feira de Santana
Publicidade
Vilage
Academia First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas