Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Cultura e Eventos

todas as notíciasseta

Palco principal do festival recebe 21 grandes atrações a partir de hoje

No total, serão mais de 70 atrações nacionais e internacionais que se apresentarão em quatro espaços diferentes nos quatro dias de festa


16/01/2013 às 01:03h

Palco principal do festival recebe 21 grandes atrações a partir de hoje
Crédito: Divulgação

 

É hoje! Quando Ivete Sangalo e Lazzo Matumbi entrarem no Palco 15 Verões, às 20h, darão início à esperada 15ª edição do Festival de Verão, festa que desde 1999 faz parte do calendário cultural de Salvador. Os dois foram convidados para abrir o festival, que Ivete é o único artista que se apresentou todos os anos no evento - e Lazzo abriu a primeira edição, quando cantou o Hino ao Senhor do Bonfim.

 

 

Depois de Lazzo e Ivete cantarem uma música, ainda  mantida em segredo, será a vez de Nando Reis fazer o primeiro show deste ano. No Palco 15 Verões, passarão até sábado 21 atrações. Mais de 50 outras bandas e artistas vão se apresentar nos outros três espaços

 

O Estúdio do Som Faculdade Maurício de Nassau se concentra em artistas alternativos e revelações da MPB, como Tulipa Ruiz, Otto, Ellen Oléria e Jesuton. A Passarela do Ritmo é dedicada a gêneros como arrocha, pagode e forró. Pablo, Kart Love, Estakazero e mais 17 nomes farão a festa no espaço. Já os adeptos da música eletrônica se jogarão no Bis Experience.

 

Aos fãs de Nando Reis, um aviso: o show será diferente do apresentado na Concha Acústica do TCA, em novembro, que fazia parte do recém-lançado álbum Sei: “Shows de festivais costumam ser diferentes, porque precisam envolver uma plateia muito grande e nem todos ali são seus fãs. Então, o repertório tem muitos sucessos”, explica. 

 

Nando aproveita para pedir desculpas por ter se apresentado quase afônico na Concha e agradece ao público que lhe ajudou a cantar. Mas garante que dessa vez não vai falhar.

 

Intuição
Apesar de seguir um roteiro, Nando gosta de seguir a intuição no palco e por isso decide parte do repertório na hora. Então, é bem provável que apareçam Cegos do Castelo, Marvin ou Relicário. E não vai faltar a canção-título do álbum Sei, que embala o casal Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) na novela Lado a Lado.

 

O cantor paulista de folk rock pode até dizer que o festival não é uma novidade para ele, afinal, já esteve lá tanto com o Titãs como em carreira-solo. Mas, se é para falar em experiência no evento, ninguém pode discutir com Ivete Sangalo. A estrela da axé music é o único artista que tem o direito de se gabar de ter estado em todas as edições da festa. 
 
 

Debutante
Ivete vai apresentar amanhã o show Real Fantasia, que dá nome ao seu mais recente álbum. Além das músicas recentes, os sucessos que marcaram suas apresentações anteriores estão garantidos. Então, se prepare para sair do chão com Sorte Grande, Acelera Aê e A Galera, entre outras.

 

Claro que ela não ia deixar o marco de 15 apresentações passar em branco e por isso preparou uma surpresa: “Vou fazer um verdadeiro baile de debutante no palco do Festival de Verão. Com direito a valsa e tudo”. Ela só não revela quem será o seu sortudo parceiro na dança.

 

Rafa e Pipo
Entretanto, não são apenas veteranos que vão passar pelo Palco 15 Verões. Quando o festival começou, em 1999, os irmãos Rafa e Pipo Marques eram uns pirralhos. O primeiro, aos 11 anos, se preparava para ganhar as primeiras espinhas da pré-adolescência. 

 

Pipo, prestes a completar 5 anos, provavelmente nem sabia ler. Agora, 15 anos depois, quem diria, eles se preparam para estrear no maior palco do festival. Depois de passar nos palcos menores, eles levam a banda Oito7Nove4, sábado, ao Palco 15 Verões.

 

“Juro que ainda não caiu a ficha. Essa é a realização de um sonho e estamos eufóricos”, afirma o guitarrista Pipo. Os irmãos, que são filhos do líder do Chiclete com Banana, Bell Marques, montaram a banda há dois anos e logo no primeiro ano se apresentaram no Festival, na antiga Arena. No ano passado, fizeram a festa no Casarão do Ritmo. 

 

“Claro que foi muito bom tocar nesses palcos, mas o desafio agora é maior, afinal, lá já passaram muitas atrações importantes”, diz o vocalista Rafa Marques, 25.

 

Em 2012, ao lado do pai, eles viveram um momento especial, quando participaram do show do Chiclete e cantaram com Bell a música Cada Vez te Amo Mais, que Carlinhos Brown compôs para a família. “Foi muito emocionante e já deu para ter uma ideia do que é tocar para aquela multidão”, diz Rafa. Dessa vez, vão sozinhos, com o pai e a mãe corujas na plateia.

 

E, se tem gente estreando nos palcos do Festival, tem também quem esteja se despedindo: é o vocalista do Eva, Saulo Fernandes, que faz hoje seu último show no evento à frente do grupo. 
 


Depois do Carnaval, Saulo deixa a banda para seguir carreira-solo. “O Festival prenuncia o Carnaval. É o momento em que eu me ‘carnavalizo’ e vou ficando mais nervoso. É um pré-Carnaval”, conta Saulo, que quer uma despedida muito alegre, com a cara do festival. Ele merece.

Palco 15 Verões
 

Hoje 
Nando Reis
O Rappa 
Eva 
Tomate
Sorriso Maroto

 

Quinta
Kid Abelha
Asa de Águia 
Ivete Sangalo 
Gusttavo Lima
Aviões do Forró

 

Sexta
Ana Carolina
Capital Inicial 
Chiclete com Banana 
Jorge & Mateus
Harmonia do Samba 

 

Sábado
Oito7Nove4
Natiruts 
Claudia Leitte 
Soja
Timbalada 
Psirico

FONTE: Com informações do Roberto Midlej
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Afrodisíaco com Pierre Onassis
Publicidade
Estacio  ON
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas