Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Educação

todas as notíciasseta


UEFS emite nota sobre impactos na pós-graduação

Os programas de pós-graduação da UEFS encaminharam para a Capes pedidos de reconsideração para que as cotas sejam restituídas


23/05/2019 às 03:58h

UEFS emite nota sobre impactos na pós-graduação
Reprodução

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) emitiu nesta quinta-feira (23) uma nota pública sobre os impactos causados pelo contingenciamento anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) nos cursos de Pós-graduação da instituição.

 

Confira a nota 

 

Neste mês de maio foram anunciados e efetuados bloqueios das bolsas denominadas “ociosas” no Sistema de Bolsas da Capes, com a justificativa oficial de adequação às restrições orçamentárias. Cabe ressaltar que, no caso da UEFS, as bolsas bloqueadas não estavam ociosas. Essas não foram implementadas no mês de abril por estarem aguardando a matrícula dos estudantes dos diferentes programas de pós-graduação da Instituição. Alguns desses alunos são estrangeiros, sendo surpreendidos com a notícia. Foram bloqueadas cinco (5) bolsas de mestrado, duas (2) bolsas de doutorado e 1 (uma) bolsa de pós-doutorado (PNPD), atingindo diversos programas da Instituição.


Em resposta a esta situação, os programas de pós-graduação da UEFS encaminharam para a Capes pedidos de reconsideração para que as cotas sejam restituídas.


Por sua vez, o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) saiu em defesa dos programas de pós-graduação de todo território nacional e disponibilizaram questionários que foram preenchidos pelas Pró-Reitorias das Instituições de Ensino Superior. As respostas a este questionário comporão um quadro dos impactos sofridos e previstos com tais medidas, relacionadas não apenas às bolsas, mas aos cortes e restrições que de um modo geral vem, há algum tempo, atingindo a pós-graduação e a pesquisa.


A Universidade Estadual de Feira de Santana, juntamente com as demais universidades estaduais da Bahia, busca junto aos órgãos de fomento estadual e federal ações que visem a correção e a prevenção de que novos cortes de cotas afetem os Programas de Pós-Graduação.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Novinhas x Master - Desafio de Gerações AO VIVO - TvGeral.com.br
Publicidade
Vilage
Santana
Elo Engenharia
PMFS Procon
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas