Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Municípios

todas as notíciasseta


5 milhões na Bahia nem trabalham nem procuram emprego

Estado da Bahia tem a maior taxa de desalentados do país


16/05/2019 às 11:08h

5 milhões na Bahia nem trabalham nem procuram emprego
Crédito: Reprodução

O número de pessoas que não estão trabalhando nem procuraram trabalho (ou seja, estão fora da força de trabalho) ficou em 5,003 milhões, na Bahia, no 1º trimestre de 2019. Também mostrou um discreto viés de alta tanto frente o 4º trimestre de 2018 (quando eram 4,961 milhões) quanto na comparação com o 1º trimestre do ano passado (4,948 milhões).


Dentre esses que estão fora da força de trabalho, os desalentados somaram 768 mil pessoas, na Bahia, no 1º trimestre de 2019. Embora o estado continue com a maior população de desalentados do país, houve pequenas reduções desse contingente tanto frente ao 4º trimestre (quando havia 772 mil pessoas nessa situação) quanto em relação ao 1º trimestre de 2018 (quando eram 774 mil pessoas).


A população desalentada é aquela que está fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho, ou não tinha experiência, ou era muito jovem ou idosa, ou não encontrou trabalho na localidade. Entretanto, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga.


No Brasil como um todo, os desalentados chegaram a 4,843 milhões no 1º trimestre do ano, um contingente recorde na série histórica.


No 1º trimestre de 2019, tanto o município de Salvador quanto a região metropolitana da capital apresentaram movimentos semelhantes no mercado de trabalho.


O número de trabalhadores, em ambos os casos, ficou menor do que no 4º trimestre de 2018, mas cresceu frente ao 1º trimestre do ano passado; enquanto os que procuram trabalho (desocupados) aumentaram nas duas comparações.


Nos dois casos, as variações, para cima ou para baixo, também são bem pequenas, o que indica certa estabilidade no mercado de trabalho.  

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Novinhas x Master - Desafio de Gerações AO VIVO - TvGeral.com.br
Publicidade
Santana
Elo Engenharia
Vilage
PMFS Arraia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas