Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta


Final de semana ensolarado em Feira de Santana

Há probabilidades de chuvas na segunda-feira e terça-feira


09/02/2019 às 10:45h

Final de semana ensolarado em Feira de Santana
Crédito: Reprodução

Mesmo depois da chuva que surpreendeu os feirenses na última quarta-feira (6), o clima de verão não desapareceu e segue insistente em Feita de Santana. O final de semana dos feirenses será com tempo seco e de calor intenso é o que afirma Laís Martins analista em meteorologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).


Para quem pretende fazer algum programa ao ar livre, Laís informa que as temperaturas permanecem altas. “Sábado e domingo, por enquanto está mostrando que faz sol e talvez tenha um pouco de vento a tarde, a temperatura mínima ficará em torno de 22°C e a máxima 34°C, para semana que vem que talvez chegue a 36°C, mas para sábado e domingo as temperaturas não vão ficar muito altas”, menciona.


Laís acrescenta ainda que há probabilidades de chuvas na segunda-feira e terça-feira. Contudo a analista explica que as previsões das chuvas de verão são complicadas. “A chuva de verão se forma em questão de horas, e em questão de horas também desparece, com 3 horas ela se forma e já choveu, então essa previsão ela é bem difícil”, descreve Laís.


As chuvas de verão, chamadas também de chuvas convectivas são muito comuns na estação mais quente do ano e ocorre principalmente no final da tarde. De acordo com um estudo publicado no site Sua Pesquisa, a chuva convectiva acontece quando há intensa evaporação da água, provocada pelas altas temperaturas. Esta evaporação forma nuvens carregadas de umidade. Estas nuvens ganham altitude elevada, impulsionadas pelo movimento vertical do ar, onde ocorrem as precipitações (chuvas).

 

CHUVA

 

Sobre a chuva que aconteceu na última quarta-feira (6), Laís informou que por se tratar de um chuva convectiva, o fenômeno foi previsto há algumas horas antes. "A chuva de quarta-feira deu para prevê com pouca antecedência, por que é uma chuva convectiva, e esse tipo de chuva é um pouco mais difícil de antecipar, a gente prevê para uma grande escala, como por exemplo, uma previsão para o Nordeste, nesse aspecto fica mais fácil, mas prevê um meteorologia mais localizada como para Feira é mais complicado, teria que ter um escala de tempo menor, coisa de horas para conseguir prever para o município exatamente”, informa.


A forte chuva que caiu na tarde da quarta-feira (6), durou cerca de 90 minutos, mas foi o suficiente para deixar pontos de alagamentos no município. O trânsito em alguns pontos da cidade ficou muito lento e pedestres tiveram dificuldades de transitar. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, choveu 37,2 mm em Feira. Apesar dos transtornos causados, para a analista da UEFS a quantidade de chuvas é normal para essa época do ano. “37,2 mm é um valor de chuva baixo por que no final do ano passado nós tivemos chuvas bastantes volumosas, entorno de 300mm, então 37mm é um valor bem baixo, mas para a época do ano até então está normal”, comenta.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Flu de Feira deixa escapar vitória diante do Jacobina- TvGeral.com.br
Publicidade
Santana
Elo Engenharia
Vilage
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas