Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Carnaval

todas as notíciasseta


Bahia terá campanha de conscientização no Carnaval

A testagem é o melhor caminho para garantir a descoberta de uma possível infecção


05/12/2018 às 07:32h

Bahia terá campanha de conscientização no Carnaval
Crédito: Camila Souza/GOVBA

Vai chegando o fim do ano, e muita gente já começa a ficar com a cabeça lá em fevereiro. Sabe como é, né? Verão, praias, Salvador, carnaval. E o estado da Bahia é o campeão do Nordeste em receber turistas durante a época. E, neste ano, comemoramos 30 Anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. As programações de conscientização e combate ao vírus já estão a todo vapor no estado. Atenção, conscientização e responsabilidade. Esse é o objetivo do trabalho, segundo a coordenadora de Agravos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Maria Aparecida Araújo.

 

“Nós temos não só um dia para trabalhar, na verdade a gente precisa trabalhar e lutar contra a Aids todos os dias do ano. E, aí, a gente chama a atenção para o dia 1º de dezembro como o dia de luta e de mobilidade, dando maior visibilidade à doença. Nós, na verdade, já iniciamos as nossas atividades desde o dia 28. Nós temos várias instituições que participam dessa mobilização durante toda a semana, com essa Mostra Baiana de Prevenção e Testagem do HIV e outras de DST’s que chamamos de ‘MOBAR’.”

 

Além das ações comemorativas da data que devem ocorrer na Universidade Federal do Estado da Bahia, em Ondina, a realização de testes foi descentralizada. Hoje, os 417 municípios do estado possuem em suas Unidades de Saúde, o teste rápido. Aquele que fura o dedinho e dentro de até 30 minutos já é possível saber o resultado. Além disso, durante todo o ano, a Secretaria da Saúde promove testagens volantes em feiras de saúde e unidades móveis. E por falar em testagem no meio do povo, lembra que a gente começou falando sobre o carnaval? Pois é, neste ano, os estandes de testagens vão estar até mesmo no circuito mais famoso do Brasil!
A Jaciara Pereira, de 42 anos, que é funcionária pública e representante regional do Movimento Nacional de Cidadãs Positivas, vive com o HIV há 18 anos. Moradora de Itapetinga, ela reconhece o avanço no interior do estado.

 

“O meu município, para o tratamento, é tranquilo. A gente teve um avanço muito grande, sim. A gente tem o tratamento paras as pessoas vivendo dentro do município, inclusive, nosso maior avanço foi a UDN, a Unidade de Dispensação de Medicamentos, que antes a gente pegava medicamento em Vitória da Conquista, mas hoje, graças à Deus, a gente já pega no próprio site da CTA. Então, assim, para o município, lá o avanço foi muito grande. Muito positivo.”

 

A testagem é o melhor caminho para garantir a descoberta de uma possível infecção precocemente e assim começar o tratamento em casos positivos. Mas, além do teste é preciso ficar sempre atento a todas as formas de prevenção. Use camisinha, conheça as outras formas de prevenção combinada, disponíveis no SUS, e proteja-se. Trinta anos do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Uma bandeira de histórias e conquistas. Saiba mais em aids.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Programa Música na Geral com apresentação de Sérgio DiSalles
Publicidade
Santana
Vilage
Elo Engenharia
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas