Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Educação

todas as notíciasseta


Projeto da UEFS voltado ao semiárido tem lançamento nacional

Executado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Associação Plantas do Nordeste (APNE)


23/08/2018 às 08:10h

Projeto da UEFS voltado ao semiárido tem lançamento nacional
Crédito: Reprodução

O Ministério do Meio Ambiente apresentou, no dia 17 de agosto, a primeira versão do MapBiomas Árida, sistema de monitoramento da degradação das terras e risco de desertificação na região semiárida do Brasil. O sistema vai ficar disponível para testes a partir de novembro de 2018 e a entrega final está prevista para abril de 2019.

 

O MapBiomas Árida é resultado de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação, e o Projeto MapBiomas. Trata-se de uma plataforma para monitorar os locais de implantação das Unidade de Recuperação de Áreas Degradadas (Urad), estratégia do ministério para conter a desertificação e reduzir a vulnerabilidade climática no semiárido brasileiro.


Executado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Associação Plantas do Nordeste (APNE), a iniciativa é muito importante em um contexto de agravamento dos períodos de seca no Nordeste. Somente na Bahia, por exemplo, 291 municípios estão em áreas suscetíveis à desertificação, de acordo com estudo da Embrapa Semiárido.


O estado é o que tem maior área ameaçada. Voltada a gestores locais e técnicos de organizações não governamentais e governamentais que acompanham e monitoram as áreas vulneráveis e as iniciativas de mitigação, o MapBiomas Árida tem apoio financeiro do GEF Caatinga e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Música na Geral com a cantora Juliana Ribeiro
Publicidade
FNR 2018
Vilage
Santana
Elo Engenharia
Corrida Kids
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas