O morador pode fazer qualquer cômodo de tamanho reduzido ser a estrela da casa
17/08/2018 Ã s 04:11h
Charmosos e compactos, os pequenos espaços residenciais podem ser valorizados com dicas simples e práticas de decoração. Soltando a imaginação e usando recursos fáceis, o morador pode fazer qualquer cômodo de tamanho reduzido ser a estrela da casa!
Qual o estilo?
Vai decorar um cômodo? Independentemente do seu tamanho, é preciso antes de mais nada definir o estilo, e é importante que ele se adeque ao gosto pessoal dos donos da casa. Referências são tudo: pesquise, busque em sites de decoração, em sites como o Pinterest e visite as lojas, buscando peças que façam sentido dentro do contexto que você imagina. Uma dica é seguir preferencialmente apenas uma linha de decór, evitando que os estilos ‘briguem” entre si e acabem tornando o ambiente muito carregado visualmente.
Trocando o piso
Está cogitando uma mudança maior na decoração e pensou em trocar o piso? Pense sempre em qual o melhor revestimento para cada ambiente. As salas ficam belíssimas com o piso laminado, que também oferece praticidade na instalação e facilidade na manutenção. Cozinhas podem ficar supermodernas com cimento queimado ou trazerem aquele ar retrô com o ladrilho hidráulico - e ambos também são fáceis de limpar e manter.
Cuidado com o sofá
O sofá deve ser harmônico com o ambiente. Uma peça muito pequena pode dar a impressão de que está “solta” no local, caso não faça parte de uma composição com outras peças. Por outro lado, um sofá muito grande pode ocupar espaço demais e acabar com a possibilidade de coordenação com outros móveis - podendo, inclusive, atrapalhar a mobilidade. A fita métrica ou a trena são as melhores amigas da sua nova decoração!
Móveis planejados
Os móveis planejados podem ser uma verdadeira mão na roda para quem precisa decorar e aproveitar espaços pequenos. Estantes e guarda-roupas podem ser peças fundamentais em salas e quartos de tamanho reduzido, respectivamente. Os móveis planejados aproveitam todos os espaços que normalmente não são preenchidos por móveis tradicionais, podendo ir até o teto ou espalhar-se por cima de outras peças de mobília por exemplo.
Portas e espelhos
As portas de correr, sanfonadas ou em estilo camarão são as mais indicadas para dividir ou interligar cômodos pequenos. O uso de espelhos traz uma sensação de amplitude ao ambiente, o que é um ótimo efeito em locais de circulação de pessoas - como salas e corredores, por exemplo.