Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,767
Euro:   R$ 4,369
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Educação

todas as notíciasseta


Governo efetiva 24% das vagas anunciadas

Novo formato do programa, com participação de bancos privados, não deslanchou e o governo deixa de cumprir mais uma promessa


09/06/2018 às 08:15h

Governo efetiva 24% das vagas anunciadas
Crédito: Reprodução

Embora Michel Temer tenha anunciado que o Fies (Financiamento Estudantil) teria oferta de 150 mil vagas no primeiro semestre deste ano, somente 24% desse volume foi de fato efetivado, após entrar em vigor um novo formato do programa com a participação de bancos privados.

 

No fim de 2017, o MEC apresentou alterações no programa que incluíram a criação de três modalidades. A primeira manteve a lógica já consagrada do Fies, em que o governo faz o financiamento direto para o aluno (a partir deste ano, com juros zero).

 

Das 80 mil vagas para esta modalidade no primeiro semestre, apenas 35.866 foram firmadas. Outras 16.351 estão em processo para vagas remanescentes, de acordo com levantamento do jornal Folha de São Paulo. Já as outras duas modalidades preveem a atuação de bancos privados. Foram chamadas de P-Fies.

 

Apesar de haver previsão de recursos de públicos, como os provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), as taxas de juros desse modelo devem seguir o que já é praticado pelo mercado. Além de variar de caso a caso.

 

Eram esperados 75.000 para o P-Fies só neste semestre. Mas somente 800 contratos foram fechados neste ano, segundo informação divulgadas pela Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior) durante o 11º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que ocorre em Ilha de Comandatuba, na Bahia.

 

Este dado, segundo a Abmes, foi apurado há duas semanas e pode aumentar. Em nota, o MEC afirmou que seu papel neste modelo é o de verificar se as normas do estão sendo cumpridas.

FONTE: bahia.ba
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Prefeitura Municipal de Feira de Santana - Segue em frente
Publicidade
FNR 2018
Vilage
Corridas
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas