Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,767
Euro:   R$ 4,369
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Micareta

todas as notíciasseta


Zé das Congas é uma das atrações em evento no MAP

O projeto se mantém através das vendas dos instrumentos confeccionados a partir do aproveitamento de materiais que variam desde restos de árvores a tampas de garrafas pets


08/02/2018 às 11:22h

Zé das Congas é uma das atrações em evento no MAP
Crédito: Divulgação

Esta sexta-feira (9) é o último dia para curtir a apresentação do Projeto de Zé das Congas- A repercussão do Som. O show que está acontecendo desde a semana passada, faz parte da programação do Pré-micareta do Mercado de arte Popular (MAP).


O projeto foi idealizado por José Pereira dos Santos, mais conhecido como Zé das Congas que é músico e construtor de instrumentos de efeito e percussão, é morador do bairro Rua Nova, em Feira de Santana, a região é famosa pela sua musicalidade e existência de grandes artistas, que hoje tem visibilidade a nível mundial.


Segundo Zé das Congas o projeto conta com 50 alunos entre eles crianças e adolescente, mas apenas aqueles que estão preparados para grandes apresentações são selecionados para fazer esse tipo de apresentação, “são escolhido os dez melhores, nós temos na banda duas meninas que fazem o vocal, e oito meninos que são encarregados de ficar com a parte instrumental”, conta o idealizador.


Zé das Congas conta que mesmo estando na reta final das apresentações o famoso friozinho na barriga ainda costuma ser sentido tanto por ele, quanto pelos alunos do projeto, “antes das apresentações nós costumamos ter uma preparação psicológica para lidar com o nervosismo, mas isso é algo que está presente em todos os shows, então não tem como evitar, claro que com o decorrer das apresentações ele vai passando”, brincou o orientador.


Ainda de acordo com o idealizador, o projeto se mantém através das vendas dos instrumentos confeccionados a partir do aproveitamento de materiais que variam desde restos de árvores a tampas de garrafas pets, que combinados produzem sons diversos e inusitados. O projeto conta ainda com o apoio da prefeitura Municipal de Feira de Santana e com a contribuição do Fundo Cultural gerenciado pela Secretaria Cultural da Bahia.


Zé das Congas conta ainda que a qualidade dos instrumentos fabricados por ele tem a capacidade de desempenhar melodias tão boas quanto à dos instrumentos confeccionado em fábricas, “além dos objetos serem sustentáveis, eles produzem um som, às vezes muito melhor do que aquele instrumento feito em uma indústria”, relatou o fundador.


O evento é aberto ao público e acontece no Mercado de Arte Popular, das 11h às 13h, e conta com apresentação de instrumentos de percussão, além dos grandes sucessos da MPB. 

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Prefeitura Municipal de Feira de Santana - Segue em frente
Publicidade
Elo Engenharia
Santana
FNR 2018
Vilage
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas