Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta


Janeiro branco: saúde mental é coisa séria

Serão realizadas palestras educativas com psicólogos e familiares dos pacientes, com dinâmicas, ações de arte terapia, atividades como yoga


14/01/2018 às 07:34h

Janeiro branco: saúde mental é coisa séria
Crédito: Divulgação

Idealizado pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, de Minas Gerais, o Janeiro Branco é uma campanha nacional que tem por objetivo, ressaltar a importância da saúde emocional. Sem fins lucrativos, a campanha busca levar as pessoas a uma reflexão sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos. E durante todo o mês de janeiro o Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático - Nuclear, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS da região estarão realizando ações multidisciplinares para a comunidade feirense.


Durante toda a programação serão realizadas palestras educativas com psicólogos e familiares dos pacientes, com dinâmicas, ações de arte terapia, atividades como yoga “que é uma atividade milenar, em que se investe não apenas na mente e no corpo, mas também no espírito e também em técnicas respiratórias, além de práticas de Tai Chi Chuan, reiki e massoterapia”, contou a reumatologista Dra Monica Martinele.


A ideia de apoiar a campanha surgiu a partir do embasamento da fisiopatogênia das doenças reumáticas autoimunes, a psicóloga da equipe multidisciplinar, procurou os reumatologistas da Clinica Nuclear. “De modo geral as pessoas se preocupam muito com a saúde física, mas muitas vezes o adoecimento físico advém do adoecimento emocional”, afirmou.


Ainda de acordo a doutora, existem mais de duzentas doenças reumatológicas, porém existe o subgrupo das doenças reumáticas autoimunes, na qual as células estão preparadas para defender o organismo se desregulam e passam a agredir o organismo.


Em relação às doenças reumáticas elas podem acontecer nas articulações. “No caso do lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo, podem existir sintomas relacionados à pele ao sistema nervoso central, ao fígado, pulmão, coração. São problemas multissistêmicos, e podem ser acometidas mulheres jovens entre 15 e 20 anos. É uma doença multifatorial, multissistêmicas e extremamente impactante”.


Segundo estudos as doenças autoimunes podem ser desencadeadas, devido fatores emocionais. “Nós sabemos que existe um processo de impacto emocional pra que isso aconteça então essas pessoas tem normalmente uma historia no contexto emocional de uma perda de um ente querido, de um desemprego, uma briga conjugal, e isso se torna um gatilho para o desencadeamento da doença, seu processo infl amatório ou remissão da doença.


Então a partir do contexto de autoimunidade, de autoagressão é produzido um processo inflamatório exacerbado no organismo a ponto de desencadear a doença”, destacou.


A equipe busca trazer o cuidado para o corpo e a mente e alertar sobre a importância da saúde emocional. “Não é só em relação à saúde mental, para pessoas com transtornos psicológicos ou psiquiátricos, mas é uma campanha que ela tem por objetivo, ressaltar a importância da saúde emocional, em um momento em que vivemos de muita demanda no trabalho, correria em relação a muitas questões e as pessoas estão desatentas ou perdendo um pouco o foco e a atenção.


Não é apenas uma relação entre as doenças reumáticas autoimunes, mas também sobre doenças como diabetes, as tireopatias, e outras patologias. Existe um encaixe muito grande entre as doenças emocionais e o adoecimento físico”, afirmou a doutora.
A doutora Monica aproveitou a oportunidade para convidar os artistas da terra para apoiarem a causa. “vamos estimular os artistas da cidade e região para mostrar a sua arte, porque arte também é expressão de saúde, é uma maneira de se drenar ansiedades e angustias”, concluiu.


Os interessados podem buscar mais informações através do site telefone 75 3625-8578, ou presencialmente no Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Música na Geral com a cantora Juliana Ribeiro
Publicidade
FNR 2018
Santana
Vilage
Elo Engenharia
Corrida Kids
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas