Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta

Clínica de fertilização atendeu casais gratuitamente

A clínica forneceu atendimento, orientação e alguns exames como espermograma gratuitamente. Grande parte das pessoas que tem infertilidade, na verdade, pode ter seu problema resolvido com simples orientações.


10/05/2012 às 05:50h

Clínica de fertilização atendeu casais gratuitamente
Medica Silene Portugal/Foto: Guilherme Andriane

A comemoração do Dia das Mães traz alegria para muitas famílias, que relembram a importância da figura da mãe na formação de cada pessoa. Mas também pode trazer angústia a muitos casais que, ano após ano, tentam ter seus filhos sem sucesso. Para reverter este quadro, muitas vezes são necessários exames, consultas e tratamentos que ainda são caros para a maioria da população.

 

Por isso, o Centro de Medicina ReprodutivaCenafert, escolheu a proximidade da data para fazer, pelo sétimo ano consecutivo, a campanha Ação Solidária, que atendeu ontem 40 casais de baixa renda que possuem problemas de fertilização e é estimado, por um  estudo, que apenas um terço dos casais precisam de um procedimento mais avançado.

 

A clínica forneceu atendimento, orientação e alguns exames como espermograma gratuitamente. “Grande parte das pessoas que tem infertilidade, na verdade, pode ter seu problema resolvido com simples orientações. Nem todo casal que não consegue uma gravidez por mais de um ano, necessariamente vai precisar de um procedimento de fertilização in vitro”, informou Silene Portugal, embriologista.

 

O casal Jackson Bispo Duarte e Monique Duarte estão casados a cinco anos e dois tentam ter seu sonhado primeiro filho. “Já fazemos tratamento para estimular a gravidez, fizemos exames que estamos esperando o resultado e aproveitamos a campanha para tirar algumas dúvidas”, declarou Jackson.

 

Os problemas mais comuns que causam infertilidade na mulher é obstrução dos tubos uterinos, ovários polissísticos, endometriose e DST – doenças sexualmente transmissíveis.

A obstrução das trompas que pode ser resolvido com uma simples cirurgia, que muitos planos de saúde cobrem, a endometriose, quanto mais cedo tratada, maior o sucesso de preservar o útero para uma futura gravidez e no caso de DSTs, a paciente pode ter passado por um processo inflamatório que não teve o tratamento apropriado e isso causa a infertilidade”, explicou Silene.

 

Para os homens o exame mais recomendado é o espermograma simples ou avançado. O simples é a contagem do número dos espermatozóides e o avançado analisa a morfologia (estrutura) do espermatozóide, para saber se existe algum defeito na sua formação que dificulte o sucesso da fecundação do óvulo.

 

O perfil dos casais com infertilidade que procuram a campanha é variado, possuem idades variadas e estão em média de dois a três anos tentando uma gravidez. “São casais que estão na luta a algum tempo, estão sempre pesquisando, correndo atrás de seu sonho”, completou a embriologista.

 

 

  

FONTE: Da redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live com responsável pelo maior Hub de inovação e empreendedorismo do interior da Bahia: Breno Caires.
Publicidade
GOV BA
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas