Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Manifestações

todas as notíciasseta

Greve geral afeta aeroportos: direitos dos passageiros

Anac garantiu que “irá reforçar a fiscalização ao longo desta sexta”


28/04/2017 às 08:58h

Greve geral afeta aeroportos: direitos dos passageiros
Crédito: Reprodução/Agência Brasil

A greve geral que afeta o Brasil nesta sexta-feira (28) também paralisa os funcionários de aeroportos e os passageiros estão em dúvidas sobre os seus direitos.

 

O G1 reuniu algumas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e explica que as companhias devem seguir protocolos e procedimentos padrões previstos na resolução 400/2016.

 

Quando um voo atrasar mais do que uma hora, a companhia aérea deve disponibilizar aos passageiros acesso à internet ou a um telefonema. Para atrasos superiores a duas horas, a aérea também deve oferecer vouchers de alimentação. Já quando o período passar de quatro horas, o cliente ganha o direito a translado e hospedagem.

 

A Anac também determina que se passageiros que não forem alertados por telefone, e-mail ou sms sobre os eventuais atrasos ou cancelamentos dos voos antes de comparecerem ao aeroporto, ainda podem exigir que a viagem seja realizada por outra modalidade de transporte.

 

Segundo o G1, a Anac garantiu que “irá reforçar a fiscalização ao longo desta sexta” e encoraja os passageiros que se sintam desrespeitados ou prejudicados a realizarem uma denúncia no site do órgão ou pelo telefone 163, que funciona 24 horas por dia.

 

COMPANHIAS

 

A Azul disse que os clientes afetados poderão entrar em contato pelos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais regiões) para verificar suas opções, mas frisou que “programação dos voos permanece inalterada”.

 

A Avianca informou que isentará a taxa de remarcação e cancelamento de passageiros com voos confirmados. Para isso, eles deverão solicitar os procedimentos junto à Central de Vendas pelos telefones 4004-4040 (capitais e regiões metropolitanas) e 0300-789-8160 (demais localidades).

 

A GOL divulgou que clientes com voos marcados poderão remarcar ou postergar suas viagens programadas na data, sem custos, pelos canais de atendimento online ou pelo número 0800 704 0465.

 

A LATAM afirmou que passageiros afetados pela situação “alheia à sua vontade” poderão alterar a data e destino do voo, assim como solicitar reembolso sem a cobrança de taxas.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia

TVGeral

Live da Esperança. Comandada pelo Frei Mário Sérgio
Publicidade
ENS
Gov Bahia
ENS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas