Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Moda e Beleza

todas as notíciasseta

Saiba como aliar cosméticos ao treino na academia

Muitas mulheres são tão vaidosas que não abrem mão do uso da maquiagem até mesmo na hora do treino na academia, mas será que o uso desses cosméticos prejudica a saúde da pele ou o uso está liberado?


19/04/2017 às 09:42h

Saiba como aliar cosméticos ao treino na academia
Crédito: Reprodução

Muitas mulheres são tão vaidosas que não abrem mão do uso da maquiagem até mesmo na hora do treino na academia, mas será que o uso desses cosméticos prejudica a saúde da pele ou o uso está liberado? A dermatologista da Hapvida Dra Marcela Vidal faz alguns alertas para o uso o desses produtos. “Não é que o uso em si faça mal, mas é preciso ter cuidado com alguns detalhes para manter a pele saudável. Por exemplo, com o suor liberado durante os treinos, alguns produtos podem escorrer para os olhos e provocar conjuntivite química por irritação. A vasodilatação que ocorre durante os exercícios pode facilitar a penetração de alérgenos na pele e causar algum tipo de irritação.

 

Esses são alguns dos casos que podem ocorrer com o uso de maquiagem, mas como existem casos de mulheres que não deixam a make de lado, que pelo menos tenham alguns cuidados básicos com a pele antes e depois do uso. A Dra. Marcela Vidal afirma que a limpeza e proteção da pele são cuidados importantes em qualquer situação, independente da academia, treino, prática de esportes ou não. “Antes e depois dos treinos, a pele deve ser higienizada com sabonete adequado para o seu tipo de pele. A limpeza deve ser complementada com demaquilante ou água micelar. Depois de higienizada, pode proceder com os cuidados habituais, tais como uso de hidratantes e protetor solar. Outro ponto a se observar é a temperatura da água na hora do banho, dando preferência para banhos frios a mornos. A temperatura muito quente não é saudável para a pele, promovendo o seu ressecamento”, alerta a dermatologista.

 

Outra dica importante é que tipo de cosméticos podem ser utilizados para esses momentos de suor excessivo. “Deve-se utilizar formulações oil free, que são livres de óleo, além de produtos que sejam não comedogênicos, para evitar o surgimento ou agravamento da acne. Outras opções são os produtos à prova de água, para evitar que escorram, e produtos em versões hipoalergênicas para evitar alergias e irritações”, explica Dra. Marcela Vidal.

 

Já o uso de perfumes, desde que eles não provoquem irritação no paciente, pode ser liberado. Mas deve-se ter atenção pois o mesmo pode não provocar alergias inicialmente, mas após a vasodilatação promovida pelo exercício, pode facilitar a entrada dos compostos químicos do produto na pele e gerar sensibilização em pessoas predispostas. Os mesmos valem para os desodorantes e antitranspirantes. Ele pode ser utilizado com o cuidado, mas caso provoque algum tipo de ardência, prurido, vermelhidão, sinais característicos de sensibilização, remova o produto com água e sabonete neutro imediatamente e procure um dermatologista. 

FONTE: Correio 24h
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão

TVGeral

Venha viver essa experiência! Quem corre é + feliz!
Publicidade
Cruzeiro do Sul
Bahia Aqui é Trabalho 1019
Vilage
Elo Engenharia
Academia First
PMFS Outubro Rosa 2019
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas