Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Artigos

todas as notíciasseta


Patentes: saiba a importância de proteger inovações

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção concedido pelo Estado aos inventores ou titulares detentores dos direitos sobre esta invenção


25/01/2017 às 03:16h

Patentes: saiba a importância de proteger inovações

O que é patente?

 

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção concedido pelo Estado aos inventores ou titulares detentores dos direitos sobre esta invenção. Com este título, é possível, entre outras medidas, impedir terceiros de comercializar o mesmo produto ou processo protegido pela patente. Em contrapartida, o inventor é obrigado a divulgar todo o conteúdo da matéria protegida pela patente para que ela possa ser reproduzida por um técnico no assunto. Após o fim de sua validade, a patente cai em domínio público, podendo ser usufruída pela sociedade em geral. Cabe ressaltar que qualquer pessoa física ou jurídica pode depositar um pedido de patente, desde que tenha legitimidade para obtê-la, sendo chamado de depositante ou requerente.



Benefícios do registro


Um registro de patente proporciona ao seu detentor, direitos exclusivos de uso, comercialização e licenciamento do produto/processo protegido. Este título ainda impede terceiros de utilizar, importar ou comercializar o invento sem a autorização do titular pelo período de vigência da patente, o que constitui importante ferramenta no combate à pirataria e concorrência desleal. Há ainda a recompensa ao inventor pela inovação, estimulando o desenvolvimento de novas invenções, sem que ele tenha os frutos de sua pesquisa usurpados por terceiros.


Exportação


Caso uma empresa pretenda exportar o produto que criou, é imprescindível patenteá-lo no país pretendido, para evitar problemas com alfândega, pirataria e concorrência desleal neste país também. O registro de uma patente é territorial, ou seja, válido somente no país onde ele foi concedido, portanto, para possuir os mesmos direitos concedidos no Brasil, é preciso solicitar a proteção em cada país de interesse no exterior.


Consultoria e assessoria especializada


Para garantir a proteção da Propriedade Intelectual de uma empresa de forma segura, é importante uma consultoria que auxilie nas tomadas de decisões estratégicas. A VILAGE Marcas e Patentes realiza este trabalho há 30 anos, contando com mais de 100 profissionais especializados em todo o Brasil.

FONTE: Por VILAGE Marcas e Patentes
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Acompanhe a Micareta de Feira ao vivo de 2019
Publicidade
Vilage
Santana
Elo Engenharia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas