Pelas regras atuais, as operadoras de telefonia móvel são obrigadas a oferecer um plano básico, ou seja, com serviços mÃnimos exigidos pela Anatel, e têm liberdade para criar seus planos alternativos.
09/09/2012 Ã s 11:30h
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer obrigar as empresas de telefonia celular a oferecer um plano único a seus clientes. O objetivo da medida é acabar com confusões geradas pelos diversos planos criados pelas operadoras.
A mudança vai constar de um novo regulamento, que está em tramitação na agência e deve ser encaminhado nas próximas semanas para consulta pública. Ele vai estabelecer ainda novos parâmetros de transparência para as faturas enviadas aos usuários.
Pelas regras atuais, as operadoras de telefonia móvel são obrigadas a oferecer um plano básico, ou seja, com serviços mínimos exigidos pela Anatel, e têm liberdade para criar seus planos alternativos.
O novo regulamento acaba com essa situação. As empresas passarão a ter que oferecer um plano único, com componentes obrigatórios a serem definidos pela agência. E serão autorizadas, mediante homologação na agência, a oferecer serviços extras.